Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1011
Título: Arranjo produtivo local como estratégia para o desenvolvimento do setor de piscicultura no município de Pimenta Bueno – RO
Autor(es): Firmino, Leandra Felicio
Palavras-chave: Arranjo produtivo local
Piscicultura
Desenvolvimento local
Forças competitivas
Data do documento: 2014
Citação: FIRMINO, Leandra Felicio. Arranjo produtivo local como estratégia para o desenvolvimento do setor de piscicultura no município de Pimenta Bueno – RO. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este artigo analisa a contribuição do arranjo produtivo local para o desenvolvimento do setor de piscicultura no município de Pimenta Bueno, Rondônia. Seu aspecto teórico define APL destacando suas características de formação e estrutura, apresenta as forças competitivas de Porter e traz informações a respeito da influência que o APL exerce proporcionando o desenvolvimento local e rural. Descreve importantes conceitos a respeito da piscicultura, aquicultura e da pesca, divulgando também dados do cenário atual destes setores. Com o intuito de aumentar o conhecimento a respeito do assunto, a pesquisa tem caráter qualitativo e vem apresentando dados obtidos por meio exploratório e descritivo. O método adotado é o dedutivo, fazendo uso de bibliografias especializadas, de levantamento documental e de entrevistas estruturadas. As perguntas abertas foram direcionadas aos órgãos de apoio e aos produtores de maior destaque do APL. Dessa forma, foi possível proceder ao confronto teórico conceitual com a realidade rural vivida pelos produtores. A análise das informações coletadas permitiu conhecer o início do APL e da atividade piscícola em Pimenta Bueno, apresentando o ambiente do setor pesqueiro por meio de suas forças competitivas, identificando-se dessa forma os fatores que interferem positivamente e negativamente no desenvolvimento do arranjo. Por meio da pesquisa verificou-se a necessidade de maior infraestrutura para que a piscicultura permaneça em evolução. Possibilitou também demonstrar as contribuições que atuam sobre o setor, confirmando a importância deste tipo de estratégia para a piscicultura em Pimenta Bueno e constatando que o fato de vários atores estarem em consonância proporciona o crescimento social e econômico dos envolvidos no negócio e por consequência promove o crescimento do setor.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1011
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa Artigo.pdf27,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo.pdf575,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador