Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1060
Título: Espaços de Peregrinação: A devoção nas estradas da seringa
Autor(es): Silva, Rachel Dourado da
Palavras-chave: Santa Raimunda
Peregrinação
Santos da Floresta
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Rachel Dourado da. Espaços de Peregrinação: A devoção nas estradas da seringa. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 159p. Porto Velho, 2015.
Resumo: Os processos migratórios que ocorreram no Estado do Acre tornaram diversificadas as manifestações culturais. As expressões de cunho religioso estão associadas aos elementos do catolicismo, influência de Padre Cícero vividas pelos imigrantes no nordeste brasileiro, além dos ritos indígenas e as manifestações afro-brasileiras. O Estado do Acre é marcado por diversos conflitos por posse de terra, ligados a interesses econômicos do capital. Os seringais com suas colocações distantes umas das outras, também eram povoados por personagens de fé, muitos com as romarias, advindas do nordeste e demais expressões. Utilizamos o método fenomenológico e metodologia exploratória para vivenciar o fenômeno religioso e social nas comunidades dos seringais com apoio teórico de Eliade, Bachelard, entre outros. Apresentamos o espaço do seringal, as relações das famílias, o vínculo com a religiosidade, bem como o espaço religioso e o tempo da fé. A trajetória de Raimunda é apresentada segundo depoimentos, bem como no desenvolver da festa que acontece todos os anos dia 15 de agosto no seringal Icuriã. Realizamos análise da experiência do peregrino com a paisagem e as motivações que os impulsionam a peregrinar. Vivenciamos os espaços sagrados em demais seringais, como o seringal Petrópolis, São Pedro e outros, conhecemos outros santos da floresta como Santa Estelita, Santa Sebastiana e percebemos as relações sagradas vividas nos seringais e as necessidades dos sujeitos, suas estratégias de organização, a força e a fé na permanência dos sujeitos na floresta.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1060
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rachel D. da Silva_Espaços de Peregrinação.pdf6,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.