Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/11
Título: A (in)disciplina no cotidiano de uma escola pública em Ariquemes: uma abordagem Foucaltiana
Autor(es): Costa, Rosângela Carvalho da
Palavras-chave: Relações de Poder
Indisciplina
Michel Foucault
Arqueogenealogia
Data do documento: 2013
Citação: COSTA, R. C. Da. A (in)disciplina no cotidiano de uma escola pública em Ariquemes: uma abordagem Foucaltiana. 2013, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: Com o objetivo de entender a guerra de nervos que acontece cotidiano escolar a quem todos atribuem o nome de (in) disciplina e apresentar aproximações teórico / fatuais, suas atribuições, descrevendo os processos educacionais que resultam na proliferação dessa conduta, pontuando hipóteses na tentativa de explicitar os fundamentos desse comportamento, propus, embasada na perspectiva de pensamento do filosofo francês Michel Foucault, investigar e buscar informações que comprovassem ou não a crítica educacional. Utilizando-me da Arqueogenealogia como ferramenta investigativa ficou claro que os profissionais da educação atribuem o termo (in)disciplina ao produto das relações produzidas por eles mesmos no âmbito educacional. Um produto originado na esfera maior que vem se reproduzindo até chegar a esfera menor, que nada mais é do que o resultado da péssima qualidade da educação brasileira, da negligência e do descaso político com a escola e que depende da intencionalidade de cada um para poder mudar a qualidade desse produto. Ficou mais uma vez evidenciado a contradição entre os discursos e a realidade. Esse estudo mostrou-se relevante como subsídio para ações educacionais sociais e públicas no sentido de qualificar os processos educacionais pois os mesmos se refletem na sociedade.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Ms. Maria Auxiliadora Máximo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/11
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Costa, Rosangela Carvalho da .pdfTCC 737,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.