Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1100
Título: Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática
Autor(es): Fonseca, Arine Teixeira da
Palavras-chave: Síndrome de Down
Ensino da Matemática
Inclusão Social
Data do documento: 19-Jul-2016
Citação: FONSECA, Arine Teixeira da. Concepção de professores de matemática sobre a inclusão de alunos com Síndrome de Down no processo de ensino da matemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR - campus de Ji-Paraná/RO, que se propôs a pesquisar sobre o ensino inclusivo, em específico de estudante com Síndrome de Down (SD). Tal síndrome é causada por um acidente genético que ocorre durante a divisão celular. A partir da década de 90 do último século atendendo o que preconiza a Lei nº 9.394/96 os alunos com deficiência dentre eles os com Síndrome de Down passaram a frequentar a sala de aula do ensino regular, emergindo assim novas demandas do trabalho docente. Com isso o estudo teve como objetivo investigar a concepção de ensino inclusivo de professores que ministram a disciplina de Matemática em sala de aula de escolas públicas de Ji-Paraná/RO que possuem alunos com Síndrome de Down. O estudo também visou averiguar como tem sido a docência Matemática neste contexto. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada, os quais permitiram obter informações sobre as concepções dos professores de Matemática com relação ao ensino da Matemática a estes alunos. Os dados foram coletados no ano de 2015 e os sujeitos do estudo foram dois professores de Matemática que se graduaram na UNIR e atuam em duas escolas públicas estaduais da cidade de Ji-Paraná e tinham entre seus alunos um com Síndrome de Down. Cabe evidenciar que os dados coletados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo na vertente temática e os dados foram organizados têm três categorias temáticas, sendo elas: A temática educação inclusiva na formação docente; O que pensam os professores de Matemática sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência; e O fazer pedagógico dos professores que ensinam Matemática aos alunos com SD. Evidenciou-se com a análise dos dados que há indícios que os estudantes com SD não estão sendo inclusos no processo de ensino da Matemática, promovido pelos professores entrevistados e os professores concebem que o objetivo maior dos estudantes com SD estarem em sala de aula de escolas comum e para ter o convívio social com os demais. Os professores alegam não estarem preparados para poder tornar os alunos com SD agentes ativos em sala de aula e as escolas não possuem uma estrutura física e pedagógica que possibilita atender as demandas específicas dos alunos com SD no processo de aprendizagem. Ainda cabe ressaltar que esta é a primeira pesquisa que aborda sobre a concepção de professores de Matemática com relação a estudantes com SD na cidade de Ji-Paraná.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da professora Dra. Marcia Rosa Uliana.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1100
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARINE TEIXEIRA DA FONSECA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Arine Teixeira da Fonseca666,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.