Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1103
Título: Corumbiara: massacre ou combate?A luta pela terra na fazenda Santa Elina e seus desdobramentos
Autor(es): Martins, Márcio Marinho
Palavras-chave: Campesinato
Território
Luta de classes
Conflito
Data do documento: 2009
Citação: MARTINS, Márcio Marinho. Corumbiara: massacre ou combate?A luta pela terra na fazenda Santa Elina e seus desdobramentos. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2009.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a contribuir com o estudo da questão agrária em Rondônia a partir de um referencial empírico: a trajetória de luta de cerca de 600 famílias de camponeses sem terra na Fazenda Santa Elina em Corumbiara – RO que culminou com o conhecido ―Massacre de Corumbiara‖. Com o intuito de investigar o conflito de Santa Elina partindo da história individual até a conformação em um movimento camponês organizado na disputa de território, buscamos compreender a interpretação dos camponeses acampados ao que foi denominado pelo monopólio dos meios de comunicação como massacre de Corumbiara, além de identificar as principais motivações econômicas, políticas e ideológicas que possibilitaram a ocupação, a organização e a consolidação de um acampamento na região onde a organização camponesa era débil e a organização latifundiária era sólida. A partir do conflito ocorrido em 09 de agosto de 1995, buscamos compreender, ainda, como se deu o processo organizativo daquelas famílias em torno de um movimento camponês que hoje disputa a hegemonia da organização camponesa em Rondônia. O método utilizado na pesquisa é o materialismo histórico-dialético para analisar a questão agrária, utilizando-se das ferramentas adotadas pelos estudiosos da Geografia Agrária, para compreender as relações entre espaço, território e lugar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Orientadora: Profa. Dra. Maria Ivonete Barbosa Tamboril.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1103
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio M. Martins_Corumbiara.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.