Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1120
Título: O cotidiano das crianças usuárias do transporte escolar e a educação do campo em Buritis/RO
Autor(es): 
Gavioli, Edilene Vargas
Palavras-chave: Transporte escolar
Educação do campo
Cotidiano
Data do documento: 2016
Citação: GAVIOLI, Edilene Vargas O cotidiano das crianças usuárias do transporte escolar e a educação do campo em Buritis/RO. 2016, 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo discutir uma questão que está diretamente ligada ao acesso dos alunos do campo à escola, o transporte escolar rural, que deviriam servir como alternativa quando não houvesse escolas próximas às moradias dos alunos, mas que se tornou rotina na vida dos estudantes que vivem no campo. O transporte escolar passou a ser utilizado por estudantes do campo, devido ao fechamento das escolas situadas em comunidades. É comum o governo pensar que ofertar o transporte escolar é mais barato que garantir boas condições de ensino, isso não passa de ser uma ideia, no entanto, ilusória. O resultado é que, enfrentar chuva, lama, andar a pé e as longas horas de viagens, ainda fazem parte da vida rotineira de muitas crianças estudantes do campo. Assim, esta pesquisa teve como foco compreender o cotidiano de estudantes usuária do transporte escolar e a educação do campo num município do Estado de Rondônia. O procedimento metodológico utilizado para a construção das informações de pesquisa foi, á entrevista semiestruturada, gravada em microgravador, guiada por um roteiro previamente planejado de questões, foram também adotadas algumas das ferramentas da etnografia como descrição no diário de campo. O foco da entrevista foi compreender o pensamento dos pais em relação á educação ofertada no campo, o tempo de viagem, as distâncias percorridas, os aspectos físicos do transporte e as condições das estradas. Também, através da etnografia, adquirir experiências sobre a rotina de como é passar uma semana tomando o ônibus junto com os alunos até a escola. Participaram do estudo quatro pais e os alunos que viajaram todos os dias no ônibus e compõe o diário de campo. A análise das informações revelou que, a perda de aula em função da falta de transporte escolar e de estradas adequadas para transitar, tem sido parte da rotina dos estudantes do campo, principalmente no período das chuvas onde as estradas ficam intransitáveis, pois as mesmas não são pavimentadas. A falta de estradas adequadas para se locomover e transportes precários, tem trazido muitos transtornos para os estudantes da comunidade, como baixa qualidade no seu processo de ensino aprendizado, e evasão escolar, principalmente de adolescentes, que não chegam nem a concluir o ensino fundamental.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: M.e. Márcia Ângela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1120
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gavioli, Edilene Vargas.pdfArtigo principal601,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.