Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/116
Título: Institucionalização do campo organizacional do tecido da floresta em reservas extrativistas no município de Machadinho D' Oeste - RO
Autor(es): Amorim, Djan Mosqueira de
Palavras-chave: Institucionalismo
Campo organizacional
Tecido da Floresta
RESEX of Machadinho D’Oeste
Data do documento: 2013
Citação: AMORIM, D. M. de. Institucionalização do campo organizacional do Tecido da Floresta em Reservas Extrativistas no município de Machadinho D’Oeste - RO. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo evidenciar os fatores que influenciam o atual estágio do campo organizacional da inovação tecnológica do tecido da floresta nas Resex de Machadinho D’Oeste no estado de Rondônia, a partir do seu processo de institucionalização. A abordagem neoinstitucional mostrou-se oportuna para o campo da pesquisa, pois permite compreender os motivos que levaram a formação do campo organizacional do tecido da floresta, bem como, as barreiras atravessadas para sua sedimentação. A construção do campo organizacional iniciada por uma organização indutora (SEBRAE) do projeto que subsidiou grande parte a inovação tecnológica do tecido da floresta nas RESEX no município de Machadinho D’Oeste. O tecido da floresta foi um projeto que buscou conciliar as premissas ambientais, sociais, econômicas e culturais que caracterizavam o desenvolvimento sustentável em Machadinho D’Oeste no estado de Rondônia. Com o projeto em funcionamento, houve a inserção de novas organizações interessadas na comercialização; porém, devido a diversos fatores endógenos e exógenos ao campo organizacional, o mesmo encontrava-se estagnado. A pesquisa foi conduzida na perspectiva descritivo-analítica, cuja natureza enquadra-se como aplicada e sua abordagem qualitativa. Sendo esta predominante na pesquisa, uma vez que tal abordagem apresentou-se oportuna, pois proporcionou a possibilidade de compreensão das atividades simbólicas que os champions empregaram na construção e representação da realidade social na institucionalização do campo organizacional do tecido da floresta, este visto quanto inovação tecnológica. Pesquisa documental e entrevistas foram as técnicas utilizadas para a coleta de dados. Na avaliação, empregou-se a análise de conteúdo documental e das entrevistas. O uso desta técnica possibilitou quantificar a frequência das características que se repetiam no conteúdo do texto. O programa ATLAS Ti. possibilitou a visualização dos resultados quantificados pela análise. Os resultados permitiram verificar que o campo em estudo não se encontra mais em seu estágio inicial, porém ainda não está totalmente institucionalizado. Concluiu-se que o grau de institucionalização do campo é baixo, devido a uma série de fatores que provocaram essa realidade, entretanto, os indicadores utilizados na pesquisa, baseados na teoria, evidenciam que o campo pode vir a reestruturar-se, na direção de um aumento paulatino do grau de institucionalização.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Carlos André da Silva Müller.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/116
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amorim, Djan Mosqueira de.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.