Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1211
Título: A industrialização do couro bovino no município de Cacoal/RO
Autor(es): Souza, Valdinei Bento de
Palavras-chave: Industrialização
Frigoríficos
Curtume
Cadeia produtiva
Processo produtivo
Data do documento: 6-Jul-2016
Citação: SOUZA, Valdinei Bento de. A industrialização do couro bovino no município de Cacoal/RO. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: No presente trabalho apresenta-se um panorama da cadeia do couro bovino no Brasil. Parte-se da caracterização de alguns setores importantes da cadeia, a produção primária constituída pelo setor de frigoríficos, e principalmente o setor de curtumes, onde se transforma o couro. Cabe ressaltar que o Brasil representa parcela importante da produção mundial de couros, porém enfrenta problemas com relação à competitividade, pois sua produção de couros é ainda de qualidade inferior ao de outros países concorrentes; além disso, exporta produtos de pouco valor agregado. O tipo de abordagem foi qualitativa. Quanto aos objetivos a pesquisa foi exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos de coleta de dados foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e de campo, tendo como técnica o formulário. A pesquisa bibliográfica foi empregada para identificar as mudanças na economia mundial e as transformações ocorridas nestes setores da cadeia nos últimos anos no Brasil e em Cacoal/RO. Na pesquisa de campo a coleta de dados referente ao processo produtivo foi feita junto às áreas de Produção, controle de qualidade e Recursos Humanos da empresa Curtume JBS de Cacoal. Como aspectos positivos do processo de transformação da pele bovina em couro wet blue é o próprio aproveitamento do couro, a geração de empregos diretos e indiretos, o treinamento dado aos colaboradores e a certificação de qualidade. Embora a produção apresente impactos ambientais, a empresa pesquisada demonstrou cuidado com os resíduos do processo para não agredir o meio ambiente. Demonstrando a importância de se ter uma empresa desse porte no município.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª Drª. Angela de Castro C. Gomes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1211
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC VALDINEI BENTO DE SOUZA.pdf915,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador