Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Marizete Nink de-
dc.date.accessioned2016-10-10T20:37:27Z-
dc.date.available2016-10-10T20:37:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marizete Nink de. As potencialidades do uso da lousa digital no ensino de matemática. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1221-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Matemática. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva.pt_BR
dc.description.abstractA Lousa Digital é uma ferramenta que tem o potencial para alavancar mudanças significativas no ambiente e atual estrutura educacional do Brasil. É necessário disposição e investimentos de caráter material e formação profissional para enfrentar os novos desafios. Este trabalho apresenta de forma sucinta a Lousa Digital e suas potencialidades, especialmente no ensino da Matemática. Para nortear esta pesquisa, primeiramente buscou-se encontrar na história, insumos que permitissem expressar de forma crítica as dificuldades e revesses sofridos nestes últimos anos, quando se fala em educação. No segundo momento, buscou-se apresentar a Lousa Digital como uma alternativa para melhoria do ensino da Matemática, evidenciando suas características, bem como exemplos de sua utilização em outros países. E por fim, foram apresentadas sugestões de como abordar os conteúdos matemáticos utilizando esta ferramenta. Alertamos, porém, que não é a Lousa Digital em si a salvadora da educação e do modelo vigente, ela é um componente auxiliar para o professor desenvolver suas atividades com maior rapidez e prática, permitindo visualizar assuntos que se tornariam relativamente abstratos sem o uso deste dispositivo. A (re) evolução está aí, poderia a educação ficar de fora? Este é um viés que necessita ser aprofundado, não haveria possibilidade neste trabalho de aprofundar tal debate, porém o assunto está nas entrelinhas. No entanto, fica a premissa de que a Lousa Digital pode sim, ser a propulsora de uma nova realidade na educação – cabe apostar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T20:36:03Z No. of bitstreams: 1 Marizete N. de Carvalho_As potencialidades do uso da lousa digital.pdf: 8825385 bytes, checksum: 357bf6f1f194c7db2db1e4ac1a70eb4c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T20:36:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marizete N. de Carvalho_As potencialidades do uso da lousa digital.pdf: 8825385 bytes, checksum: 357bf6f1f194c7db2db1e4ac1a70eb4c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-10-10T20:37:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marizete N. de Carvalho_As potencialidades do uso da lousa digital.pdf: 8825385 bytes, checksum: 357bf6f1f194c7db2db1e4ac1a70eb4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T20:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marizete N. de Carvalho_As potencialidades do uso da lousa digital.pdf: 8825385 bytes, checksum: 357bf6f1f194c7db2db1e4ac1a70eb4c (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.subjectLousa digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.titleAs potencialidades do uso da lousa digital no ensino de matemática.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marizete N. de Carvalho_As potencialidades do uso da lousa digital.pdf8,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.