Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1235
Título: Desconsideração da personalidade jurídica na execução civil por quantia certa contra devedor solvente
Autor(es): Leite, Kelcylen Moreira Martins
Palavras-chave: Pessoa jurídica
Execução civil
Devedor
Data do documento: 2007
Citação: LEITE, Kelcylen Moreira Martins. Desconsideração da personalidade jurídica na execução civil por quantia certa contra devedor solvente. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o estudo acerca da aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica na execução civil por quantia certa contra devedor solvente. Demonstrar a finalidade e natureza da pessoa jurídica e da desconsideração da personalidade jurídica, bem como seus pressupostos, características e incidência. Que a recepção da teoria pelo Artigo 50 do Código Civil de 2002, constitui-se um instrumento de proteção e preservação da própria pessoa jurídica, e de efetividade da ação executória quando no curso dela se constata que a executada, pessoa jurídica, está sendo manipulada e desvirtuada de sua finalidade, com ações de abuso ao direito e da fraude à Lei. A pessoa jurídica é um ente autônomo, cuja função é limitar os riscos empresariais e estimular o desenvolvimento das atividades econômicas, e sua existência não pode servir para alcançar um escopo ilícito, ou burlas as normas e obrigações que dizem respeito aos sócios. A desconsideração da personalidade jurídica é um instrumento recepcionado para combater este desvio de finalidade, a assertiva de que a sociedade não se confunde com o sócio é um princípio jurídico, mas não pode ser um tabu a entravar a ação do Estado na efetivação da justiça.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Silvério Santos Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1235
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desconsideração da Personalidade Jurídica na Execução Civil por Quantia Certa Contra Devedor Solv.pdf465,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador