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dc.contributor.authorSartoro, Edimar Roberto de Lima-
dc.date.accessioned2016-11-03T19:28:42Z-
dc.date.available2016-11-03T19:28:42Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSARTORO, E. R. de L. Sentido pessoal atribuído por alunos adolescentes às trajetórias escolares "acidentadas". 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1254-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Marli Lúcia Tonatto Zibetti.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação inscreve-se no âmbito das pesquisas sobre escolarização de adolescentes e tem como objetivo compreender o sentido pessoal que alunos adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental atribuem às suas experiências de desistência e reprovação escolar. A investigação tem como marco teórico a Psicologia Histórico-Cultural, elaborada por Vigotski, seus colaboradores e continuadores Leontiev e Luria. Neste estudo a atividade educativa, partindo das contribuições de Duarte (1999), Saviani (2000), Facci (2003), dentre outros, é entendida como uma atividade intencional, cujas ações encaminham-se para a concretização de seu fim último: produzir em cada indivíduo singular aquilo que foi alcançado pelo gênero humano em seu decurso histórico. Participaram da pesquisa 10 alunos de classes populares, na faixa etária entre 14 e 16 anos, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual do município de Alta Floresta D’Oeste - RO. A coleta empírica de dados foi feita utilizando-se instrumentos como: entrevistas individuais, análise documental, encontros de grupo focal e caderno de campo. A análise dos dados parte de duas categorias: a) processo de escolarização e b) sentido pessoal atribuídos às trajetórias escolares. Os resultados revelam que a escola não é apreendida pelos adolescentes como um local destinado à aprendizagem, ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores; o processo de escolarização é significado como mecânico, cansativo, repetitivo e desinteressante. Para estes estudantes a escola não tem produzido o motivo, a necessidade para a aquisição do saber sistematizado, assumindo, por sua vez, apenas características de uma instituição voltada para atender o mercado de trabalho. Os relatos evidenciam a não coincidência entre o sentido e o significado da escola. A análise demonstra que as trajetórias “acidentadas” não dependem de apenas um sujeito: o aluno, mas expressam as sínteses do processo pedagógico, o qual se encontra estreitamente entrelaçado com as determinações da sociedade capitalista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-03T19:28:42Z No. of bitstreams: 1 Edimar R.L. Sartoro_Sentido pessoal atribuído por alunos.pdf: 1537545 bytes, checksum: eaae64601bcb754d3921c2d4140b61f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-03T19:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edimar R.L. Sartoro_Sentido pessoal atribuído por alunos.pdf: 1537545 bytes, checksum: eaae64601bcb754d3921c2d4140b61f3 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.subjectProcesso de Escolarizaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.titleSentido pessoal atribuído por alunos adolescentes às trajetórias escolares "acidentadas"pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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