Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Fernanda Bordalo de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-03T20:00:58Z | - |
dc.date.available | 2016-11-03T20:00:58Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | REIS, F. B. de A. Histórias de Adolescente: sentidos construídos sobre a escola. 2011. 157f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1256 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação está incluída o âmbito da investigação sobre a escolarização de adolescentes e tem como objetivo compreender os sentidos que adolescentes atribuem à escola a partir de suas experiências escolares. Os dados empíricos foram colhidos em entrevistas realizadas com uma aluna do 6º ano do Ensino Fundamental e gravadas em áudio. Fazendo uso de um estímulo visual fornecido pela pesquisadora e de uma pergunta geradora, a participante narrou sua história na escola, discorrendo livremente sobre sua experiência de vida. Os dados, em forma de autobiografia, foram transcritos e estudados em suas peculiaridades segundo proposta de Bruner (1987/2004; 1991; 1997a; 1997b). A análise da narrativa mostrou que a trajetória escolar dessa adolescente corre paralela com sua história de vida familiar, influenciando-se mutuamente e a estudante está consciente que as duas estão claramente imbricadas, podendo se identificar aliados e adversários em seus momentos de crise. Alguns sentidos que emergiram da análise desta narrativa são: a escola como lugar de estudo, para se conhecer e aprender coisas novas, mas sem muito esforço; um lugar de convivência e socialização; uma das instituições que contribuem para a formação da identidade e da autoestima, para o desenvolvimento das potencialidades do educando, ao mesmo tempo que deveria garantir a transmissão de conhecimentos culturalmente produzidos, necessários para a humanização de todos. Também se destaca o sentido da necessidade desta instituição ser um lugar privilegiado de escuta sensível para as crianças e adolescentes, que tem geralmente falhado nessa tarefa. Na narrativa analisada ficam evidentes ainda as consequências geradas pela falta de diálogo no ambiente escolar e as formas encontradas pela jovem aluna para chamar a atenção para a sua dor, que poderiam ser facilmente rotuladas de rebeldia e associadas ao período da adolescência. Compreende-se, após o estudo, a multiplicidade de fatores que influenciam a história da adolescente, a partir dos quais são construídos os sentidos sobre a escola, sobre si-mesma e sobre os outros e que, portanto, a adolescência precisa ser pensada como uma categoria que se constrói dentro de uma história, cultura e tempo específicos e em meio a relações sociais que a contextualizam. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-03T20:00:58Z No. of bitstreams: 1 Fernanda B.A.Reis_Histórias de adolescente.pdf: 1156219 bytes, checksum: a34569ad665b234845d57eccdff15a2a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-03T20:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda B.A.Reis_Histórias de adolescente.pdf: 1156219 bytes, checksum: a34569ad665b234845d57eccdff15a2a (MD5) Previous issue date: 2011 | en |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Sentido | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Histórias de Adolescente: sentidos construídos sobre a escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda B.A.Reis_Histórias de adolescente.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.