Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1259
Título: A sexualidade no discurso de adolescentes: um estudo numa escola pública de Porto Velho/RO
Autor(es): Faria, Adegemauro de Brito
Palavras-chave: Adolescentes
Sexualidade
Psicologia histórico-cultural
Data do documento: 2012
Citação: FARIA, A. de B. A sexualidade no discurso de adolescentes: um estudo numa escola pública de Porto Velho/RO. 2012. 126f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem, como objetivo principal, analisar, a partir do ponto de vista dos adolescentes, de que modo a escola tem lidado com a temática sobre sexualidade. Partindo de experiências pessoais e da graduação, no convívio com adolescentes e na escola. No Mestrado, avançamos nesse conhecimento, passando a ter uma nova perspectiva de adolescência e da dinâmica escolar. O estudo ocorreu numa escola pública da zona sul de Porto Velho/RO com adolescentes, alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental - 7º, 8º e 9º anos e 1º e 2º anos do Ensino Médio, da faixa etária de 14 a 18 anos. Para tanto, desenvolvemos as seguintes seções: quadro teórico - dividido em dois blocos: um que aborda a adolescência e sexualidade, a fim de contextualizar o tema, o outro bloco aborda a relação da Psicologia com a sexualidade e a adolescência, numa perspectiva da adolescência, com base na abordagem teórica da Psicologia Histórico-Cultural, a partir de estudos de Vigotski, que pressupõe que cada homem é um ser social e histórico ativo, rompendo com a visão da Psicologia tradicional que compreende o desenvolvimento humano de uma forma naturalista e biologicista. Para o aporte metodológico, optamos por um estudo qualitativo e fizemos uso dos Grupos Focais para coleta de dados, que nos permitiu um ambiente favorável à expressão e participação dos adolescentes. Para a análise dos dados utilizamos a Análise do Conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2011), que nos permitiu elencar categorias que perpassam o tema e, assim, norteiam a análise. Finalizamos trazendo dados, que possam subsidiar a escola ao lidar com a sexualidade dos adolescentes, dentre os quais a omissão e o silenciamento da escola com relação à sexualidade. Nos seus discursos os adolescentes denunciam que as ações da escola são pontuais, parciais e carecem de clareza.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Neusa dos Santos Tezzari.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1259
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adegemauro B. Faria_A sexualidade no discurso de adolescentes.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.