Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/126
Título: Traços organizacionais e os desafios à autoperpetuação: análise da trajetória de crescimento de um grupo varejista em Porto Velho - RO
Autor(es): Mamanny, Fabrício Fernandes
Palavras-chave: Crescimento
Longevidade Saudável
Pequena Empresa
Empresa Familiar
Data do documento: 2008
Citação: MAMANNY, F. F. Traços organizacionais e os desafios à autoperpetuação: análise da trajetória de crescimento de um grupo varejista em Porto Velho - RO. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2008.
Resumo: A presente dissertação analisa a trajetória histórica de crescimento do Grupo Alpha, um grupo varejista da cidade de Porto Velho – RO. O Grupo Alpha é composto por quatorze empresas distribuídas nas três principais zonas comerciais da cidade. A pesquisa se baseou no modelo teórico de Traços Organizacionais. Os dados coletados pelo estudo de caso incluem entrevistas com os diretores do Grupo Alpha, bem como com os empregados antigos. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob duas técnicas diferentes. A primeira deve classificar evidências factuais dentro de um conjunto de respostas organizacionais aos desafios de crescimento que forma a perspectiva dos Traços Organizacionais. Essas respostas sugerem que o Grupo Alpha desenvolveu uma propensão a autoperpetuação num certo aspecto. No entanto, deve se esclarecer que a sustentação da propensão à autoperpetuação depende do Grupo Alpha aprender adequadamente a responder ao desafio da complexidade no futuro. A segunda técnica foi a análise de conteúdo das entrevistas, a qual capturou como as freqüências das categorias foram mencionadas. Finalmente, a análise complementar contribuiu com uma descoberta de outro desafio de crescimento que parece relevante para empresas gerenciadas pelo proprietário – o processo de transformar uma empresa familiar em uma empresa profissional.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. João Vicente André.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/126
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mamanny, Fabrício Fernandes.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.