Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1261
Título: Formandos em Psicologia: sentidos construídos sobre o seu processo de formação
Autor(es): Vieira, Carla Ilara Almeida
Palavras-chave: Formação em Psicologia
Psicologia histórico-cultural
Política educacional
Data do documento: 2012
Citação: VIEIRA, C. I. A. Formandos em Psicologia: sentidos construídos sobre o seu processo de formação. 2012. 132f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender os sentidos construídos por alunos concluintes sobre seu processo de formação no curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR do campus de Porto Velho-RO, e a partir daí, levantar os aspectos positivos e negativos da formação em questão, bem como averiguar que estratégias os alunos têm usado para suprir as possíveis falhas identificadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa à luz de apontamentos da Psicologia Histórico-Cultural com base na produção de pesquisadores brasileiros. Trouxemos também uma discussão acerca das Políticas Educacionais para o Ensino Superior em Psicologia. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com oito alunas do 10º período do curso de Psicologia da UNIR. A análise desses foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). As inferências e discussões foram organizadas em quatro temas subdivididos por sua vez em categorias e subcategorias. Os principais resultados apontam o papel do professor como fundamental para garantir ou não uma boa formação. Os problemas institucionais causam interferência direta e significativa sobre a formação e sobre a atuação do professor. A dificuldade de se articular teoria e prática também foi uma problemática levantada pelas entrevistadas, bem como a pouca diversidade de teorias e áreas contempladas na formação. Os dados indicam que mudanças são necessárias na estrutura do curso, principalmente de forma que oportunize uma maior prática durante a formação, e também para tentar garantir a tríade ensino, pesquisa e extensão.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Ana Maria de Lima Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1261
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla I.A. Vieira_Formandos em Psicologia.pdf969,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.