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dc.contributor.authorVieira, Carla Ilara Almeida-
dc.date.accessioned2016-11-08T20:52:34Z-
dc.date.available2016-11-08T20:52:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVIEIRA, C. I. A. Formandos em Psicologia: sentidos construídos sobre o seu processo de formação. 2012. 132f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1261-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Ana Maria de Lima Souza.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo principal compreender os sentidos construídos por alunos concluintes sobre seu processo de formação no curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR do campus de Porto Velho-RO, e a partir daí, levantar os aspectos positivos e negativos da formação em questão, bem como averiguar que estratégias os alunos têm usado para suprir as possíveis falhas identificadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa à luz de apontamentos da Psicologia Histórico-Cultural com base na produção de pesquisadores brasileiros. Trouxemos também uma discussão acerca das Políticas Educacionais para o Ensino Superior em Psicologia. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com oito alunas do 10º período do curso de Psicologia da UNIR. A análise desses foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). As inferências e discussões foram organizadas em quatro temas subdivididos por sua vez em categorias e subcategorias. Os principais resultados apontam o papel do professor como fundamental para garantir ou não uma boa formação. Os problemas institucionais causam interferência direta e significativa sobre a formação e sobre a atuação do professor. A dificuldade de se articular teoria e prática também foi uma problemática levantada pelas entrevistadas, bem como a pouca diversidade de teorias e áreas contempladas na formação. Os dados indicam que mudanças são necessárias na estrutura do curso, principalmente de forma que oportunize uma maior prática durante a formação, e também para tentar garantir a tríade ensino, pesquisa e extensão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-11-08T20:52:34Z No. of bitstreams: 1 Carla I.A. Vieira_Formandos em Psicologia.pdf: 992301 bytes, checksum: 14c74f030506ae4c5bb62c18c4f14e78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T20:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla I.A. Vieira_Formandos em Psicologia.pdf: 992301 bytes, checksum: 14c74f030506ae4c5bb62c18c4f14e78 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleFormandos em Psicologia: sentidos construídos sobre o seu processo de formaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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