Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1273
Título: O ensino religioso em uma escola pública do Município de Ariquemes
Autor(es): Santos, Isaias Felipe Pereira
Palavras-chave: Ensino religioso
Educação religiosa - Brasil
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Isaias Felipe Pereira. O ensino religioso em uma escola pública do Município de Ariquemes. 2016, 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: O desenvolvimento histórico da educação pública do Brasil está estreitamente ligado à religião católica do país. Com cinco séculos de história esta discussão está presente na esfera acadêmica como tema de pesquisa. Esta pesquisa apresenta as relações com educação e religião, mais especificamente discute a presença do ensino religioso no ensino fundamental da escola pública do município de Ariquemes. O Ensino Religioso esteve presente em todo processo educacional do País, desde a época da colonização até ao período republicano, e no final do século XX a LDBEN (1996) resolveu criar uma identidade pedagógica para essa disciplina permitindo a inclusão da mesma como componente curricular da educação básica. A pesquisa tem como objetivo de estudo a realidade do ensino religioso na escola, e como corpo teórico de estudo Arcanjo e Hanashiro (2010), Ribeiro (1995), Oliveira (2005), Neto e Maciel (2006), Moreira (2007), Costa (2011), contribuíram com o entendimento das transformações que aconteceram na educação do Brasil, a pesquisa traz a Constituição e a LDB para as discussões realizadas acerca da capacitação, material pedagógico e nível de satisfação do discente realizada em uma escola pública municipal. A metodologia abordada foi quanti e qualitativa com perguntas objetivas, entrevistas e questões fechadas, os resultados da pesquisa foram alcançados percebendo que não há capacitação, falta de material pedagógico e profissionais capacitados para ministrar a disciplina.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. M.e. Hugo Athanasios Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1273
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, I. F. P..docxArtigo principal1,01 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.