Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1291
Título: A rede de atendimento em saúde mental de Porto Velho e a atuação da Psicologia: desafios e perspectivas
Autor(es): Andrade, Silvana Viana
Palavras-chave: Saúde mental
Psicologia
Redes de saúde
Políticas públicas
Data do documento: 2013
Citação: ANDRADE, S. V.A rede de atendimento em saúde mental de Porto Velho e a atuação da Psicologia: desafios e perspectivas. 2013. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: Esta pesquisa teve como intuito compreender a atuação da Psicologia na rede de saúde mental de Porto Velho, buscando explorar suas ações, bem como a formação do psicólogo para atuação nesse âmbito. Foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa e utilizou-se como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada, realizada com os profissionais de Psicologia, coordenadores de instituições e gestores da saúde mental nos âmbitos estadual e municipal na tentativa de compreender a estruturação da rede, observando o funcionamento das instituições que a compõem e finalmente as ações da Psicologia nesse contexto. Enfatizou-se por meio dos relatos dos profissionais entrevistados a inserção e atuação da Psicologia na saúde mental, destacando a formação acadêmica, ainda considerada descontextualizada para tal atuação, e o alcance de suas ações pouco expressivas, levando em consideração os aspectos preconizados pelo cuidado psicossocial. A estruturação da rede de saúde mental se configura aquém da demanda, pouco articulada com as demais instituições de saúde e a intersetorialidade acontece de forma tímida. Porém, ressaltam-se perspectivas de ampliação com a implantação de novos dispositivos de cuidado na rede.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. José Juliano Cedaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1291
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana V. Andrade_A rede de atendimento em saúde mental.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.