Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1303
Título: A questão da morte na prática pedagógica de formadores religiosos
Autor(es): Martins, Rodrigo Moreira
Palavras-chave: Tanatologia
Prática pedagógica
Prática pastoral
Psicologia cultural
Data do documento: 2012
Citação: MARTINS, R. M. A questão da morte na prática pedagógica de formadores religiosos. 2012. 88f.Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: A morte passou a ser um tema tabu em nossa sociedade. Ultimamente tem crescido a consciência de que é urgente e necessário instituir este tema na formação de profissionais da educação e da saúde, uma vez que essas pessoas vão enfrentá-lo no exercício de suas atividades profissionais e nossa cultura não prepara os indivíduos para o enfrentamento do mesmo. A questão da morte é um tema cultural, variando ao longo do tempo em uma mesma cultura e também entre as várias culturas. Enquanto na cultura oriental a morte é vista como evolução, crescimento e transição para uma nova vida, na cultura ocidental, a partir da modernidade, ela é tida como fim, ruptura, fracasso. Essa forma de tratamento do tema também se faz presente nas diversas instituições sociais da cultura brasileira, tanto na sua forma concreta como simbólica. Este trabalho relata uma pesquisa iniciada em uma instituição de ensino superior sobre como este tema se manifesta na prática profissional dos formadores de um curso de Teologia. Em 2010, foram gravadas e transcritas três entrevistas centradas no problema e desenvolvidas na forma de narrativas compartilhadas e uma entrevista individual, dentro da abordagem da Psicologia Cultural proposta por Jerome Bruner. A análise dos dados se deu pela Codificação Teórica segundo proposta de Flick a partir da entrevista centrada no problema. Os resultados apontam que o tema morte é entendido como interdito, ou seja, que há uma proeminente fuga em relação à temática. Entretanto, os professores formadores, mesmo não tendo tido uma preparação muito específica, utilizam todo o conhecimento de suas áreas de formação e as experiências vicárias para enfrentar os problemas que surgem em suas práticas (pastorais e pedagógicas), o que poderia ser o ponto de partida para qualquer programa de formação de profissionais da área. Espera-se que os resultados desses estudos possam contribuir para um melhor entendimento da temática pela sociedade em geral, além do aperfeiçoamento do currículo em ação da Instituição envolvida e de outras de áreas afins, bem como o desenvolvimento profissional dos envolvidos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1303
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo M. Martins_A questão da morte.pdf731,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.