Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1312
Título: Gestão democrática na escola: eleição de diretores pelo olhar dos alunos.
Autor(es): 
Santos, Fernanda Aparecida de Oliveira dos
Palavras-chave: Gestão democrática
Diretores Escolares
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, Fernanda Aparecida de Oliveira dos
Resumo: O estudo monográfico em questão aborda acerca da democratização da escola pública, com ênfase participação dos estudantes no processo de escolha do/da diretor/a escolar, pois, atualmente, no âmbito educacional, constatam-se várias transformações na estrutura e na maneira de organização, o que leva a refletir sobre a existência e compromisso dos princípios democráticos. Assim, a pesquisa em questão tem por objetivo verificar como alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada do município de Ariquemes/RO tendo como a participação dos alunos na eleição de diretores reconhecendo eles como os sujeitos ativos desse processo. Vê-se que existe a necessidade de criar mecanismos e incentivos à participação dos estudantes a fim de que se construa uma educação democrática e cidadã. Ao buscar o entendimento ao tema em questão, esta pesquisa teve como fundamento teórico: Andrade (2004), Bordignon e Gracindo (2000), Lima (2002), Gadotti (1998; 2001), Khoury (2007), Luck (2007), Paro (2001; 2003), além de Leis e Decretos que oferecem sustentação a participação dos estudantes na escolha do diretor/a escolar. A metodologia empregada seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários aos alunos envolvidos na pesquisa que permitiram confrontar as teorias com a realidade observada. As principais informações acerca do fenômeno pesquisado permitiram dizer que, ainda carece de maiores comprometimentos de todos os agentes da escola para que realmente haja uma participação mais ativa dos alunos no processo de eleição de diretores, haja vista que isso somente acontecerá na medida em que os envolvidos no âmbito escolar estejam realmente participativos dentro de um clima democrático.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. M.e Hugo Athanasios Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1312
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, F. A. O..pdfArtigo principal1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.