Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326
Título: O processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-RO
Autor(es): 
Almeida, Vania Santos de
Palavras-chave: LIBRAS
Surdos - Educação
Escola inclusiva
Data do documento: 2016
Citação: Almeida, Vânia Santos de. O processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-RO. 2016, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.
Resumo: A presente pesquisa de conclusão de curso apresenta uma análise realizada com professores regentes em sala inclusiva e Tradutores/Intérpretes que atuam com alunos surdos. Tem por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos na Educação Infantil em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO. A pesquisa foi conduzida em uma perspectiva bilíngue que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português escrito como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos de autores renomados como: Capovilla; Raphael (2013), Fernandes (2012), Goldfeld (2012) entre outros. O estudo foi realizado em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO, que atendem alunos surdos na educação Infantil. Para a coleta de dados, foram elaboradas treze questões adaptadas para as duas professoras e as duas Tradutoras/Interpretes, seguida de observações em sala de aula. Com o levantamento desses dados, foi possível concluir que, em uma das escolas pesquisadas, a falta de um profissional capacitado, influencia negativamente no desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo resultando no fracasso escolar. Mas, há presença de uma equipe de profissionais capacitados e compromissados, proporcionam um processo de inclusão de alunos surdos em sala regular inclusiva.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, V. S..pdfArtigo principal774,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.