Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Almeida, Vania Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-05T20:28:02Z | - |
dc.date.available | 2016-12-05T20:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, Vânia Santos de. O processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-RO. 2016, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de conclusão de curso apresenta uma análise realizada com professores regentes em sala inclusiva e Tradutores/Intérpretes que atuam com alunos surdos. Tem por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos na Educação Infantil em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO. A pesquisa foi conduzida em uma perspectiva bilíngue que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português escrito como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos de autores renomados como: Capovilla; Raphael (2013), Fernandes (2012), Goldfeld (2012) entre outros. O estudo foi realizado em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO, que atendem alunos surdos na educação Infantil. Para a coleta de dados, foram elaboradas treze questões adaptadas para as duas professoras e as duas Tradutoras/Interpretes, seguida de observações em sala de aula. Com o levantamento desses dados, foi possível concluir que, em uma das escolas pesquisadas, a falta de um profissional capacitado, influencia negativamente no desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo resultando no fracasso escolar. Mas, há presença de uma equipe de profissionais capacitados e compromissados, proporcionam um processo de inclusão de alunos surdos em sala regular inclusiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-21T19:09:01Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-21T19:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-12-05T20:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | LIBRAS | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA, V. S..pdf | Artigo principal | 774,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.