Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorAlmeida, Vania Santos de-
dc.date.accessioned2016-12-05T20:28:02Z-
dc.date.available2016-12-05T20:28:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationAlmeida, Vânia Santos de. O processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-RO. 2016, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1326-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Esp. Maria Norma Lopes Souza Silva.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de conclusão de curso apresenta uma análise realizada com professores regentes em sala inclusiva e Tradutores/Intérpretes que atuam com alunos surdos. Tem por objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos na Educação Infantil em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO. A pesquisa foi conduzida em uma perspectiva bilíngue que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português escrito como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos de autores renomados como: Capovilla; Raphael (2013), Fernandes (2012), Goldfeld (2012) entre outros. O estudo foi realizado em duas escolas públicas municipais de Ariquemes/RO, que atendem alunos surdos na educação Infantil. Para a coleta de dados, foram elaboradas treze questões adaptadas para as duas professoras e as duas Tradutoras/Interpretes, seguida de observações em sala de aula. Com o levantamento desses dados, foi possível concluir que, em uma das escolas pesquisadas, a falta de um profissional capacitado, influencia negativamente no desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo resultando no fracasso escolar. Mas, há presença de uma equipe de profissionais capacitados e compromissados, proporcionam um processo de inclusão de alunos surdos em sala regular inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-21T19:09:01Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-11-21T19:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-05T20:28:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA, V. S..pdf: 792691 bytes, checksum: f7d4264723dd54eeb90efdd78947ad4e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos surdos em duas escolas públicas do município de Ariquemes-ROpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, V. S..pdfArtigo principal774,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.