Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1349
Título: Barreiras à prevenção do câncer de colo do útero entre mulheres acompanhadas por uma equipe de saúde da família no município de Porto Velho
Autor(es): Rodrigues, Daiana Evangelista
Palavras-chave: Saúde da mulher
Câncer de colo do útero
Prevenção secundária
Data do documento: 2014
Citação: Rodrigues, D. E. Barreiras à prevenção do câncer de colo do útero entre mulheres acompanhadas por uma equipe de saúde da família no município de Porto Velho. 2014. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: O câncer do colo do útero é uma das neoplasias malignas mais frequentes em mulheres de todo o mundo, sendo considerado um importante problema de saúde pública. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é o fator de risco mais comum. O rastreamento de lesões precursoras ou do próprio câncer de colo uterino é realizado através do teste de Papanicolaou. Apesar do incremento que vem sendo observado nos últimos anos na cobertura do exame, verifica-se que seu oferecimento ainda acontece de maneira pontual às mulheres que procuram a unidade de saúde. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar, de acordo com o Modelo de Crenças em Saúde, os fatores que podem estar envolvidos com a não adesão de mulheres às práticas preventivas do câncer do colo uterino, na área de cobertura da Equipe de Saúde da Família Embratel I, na unidade Meu Pedacinho de Chão do município de Porto Velho-RO. O modelo de crenças em saúde está relacionado às teorias sobre processo decisório e suas proposições afirmam que o comportamento depende de duas variáveis: o desejo de evitar a doença ou, no caso de já doente, de se curar; e a crença que um comportamento específico relativo à saúde prevenirá ou melhorará o estado do sujeito. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, no qual foram utilizados formulários com perguntas fechadas, cujas respostas traduzem características sociodemográficas, reprodutivas, fatores de risco para o câncer de colo uterino e parâmetros do modelo de crenças em saúde. Dentre os resultados, destaca-se: 87.77% das mulheres afirmaram já ter realizado exame de prevenção do CCU, enquanto 11.11% afirmaram nunca tê-lo realizado; 59.44% das mulheres acreditam que o exame serve para prevenir ou detectar o câncer de colo uterino, no entanto 40.56% não marcou em suas respostas esta opção; apenas 17.83% das mulheres afirmam utilizar preservativo nas relações sexuais; quanto à pontuação demonstrativa da percepção de suscetibilidade frente ao câncer de colo uterino, verificou-se que 74.47% das mulheres obtiveram pontuação baixa; quanto à gravidade da doença, 74.47% das mulheres apresentaram média percepção; 52.80% possuem média percepção dos benefícios obtidos com a realização do exame de prevenção do câncer de colo uterino; e 51.4% possuem média percepção de barreiras quanto a realização do mesmo exame. O processo envolvendo a prevenção do câncer de colo uterino precisa contar com a garantia de oferta dos serviços e profissionais qualificados de forma sistematizada. No entanto, a adoção do comportamento preventivo não depende somente de fatores externos, mas também de fatores subjetivos próprios às mulheres.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Kátia Fernanda Alves Moreira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1349
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiana E. Rodrigues_Barreiras à prevenção do câncer de colo do útero.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.