Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1360
Título: Percepções referentes à aplicabilidade dos instrumentos de gestão: ouvindo os gestores que participaram do curso de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde em Rondônia
Autores: Pasini, Eliana
Souza, Ana Maria de Lima
Palavras-chave: Gestão em saúde
Educação permanente em saúde
Instrumentos de gestão do SUS
Qualificação de gestores do SUS
Data de publicação: 2014
Citação: PASINI, Eliana. Percepções referentes à aplicabilidade dos instrumentos de gestão: ouvindo os gestores que participaram do curso de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde em Rondônia. 2014. 61f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: A atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) junto à população é um tema constantemente questionado quanto à sua qualidade e oferta. Este estudo tem como base uma de suas diretrizes centrais, a defesa de que a mola propulsora na melhoria do atendimento ao público em geral encontra sua base na maior qualificação dos servidores da Saúde. A partir desta premissa buscamos realizar uma análise do curso nacional de qualificação de gestores do SUS, concernente aos instrumentos de gestão ensinados neste contexto do curso para gestores a distância, oferecido em Rondônia nos anos de 2010 e 2011, tendo como referência as percepções dos próprios participantes. A investigação se deu pela abordagem de pesquisa qualitativa, operacionalizada por meio de entrevistas. Os resultados apontam ser o planejamento o instrumento, dentre os apresentados pelo curso, que resultou em maior aderência quanto a sua aplicabilidade na gestão. Os gestores expressaram no decorrer do trabalho, que os aspectos importantes na condução do Sistema Único de Saúde (SUS) foram resgatados e ou incorporados, tais como: a melhoria na organização da gestão, no trabalho em equipe e na aplicação dos instrumentos de gestão. Percebemos que a utilização dos atuais sistemas de informação é fundamental para manter o acesso às ações e serviços de saúde para toda população.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria de Lima Souza.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1360
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde / PVH. Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Pasini_Percepções referentes à aplicabilidade dos instrumentos de gestão.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.