Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1390
Título: A valorização do resíduo e o aproveitamento do biogás na agroindústria de Cacoal/RO
Autor(es): Miotti, Paula Duarte Silva
Palavras-chave: Agroindústria
Biogás
Biodigestor
Data do documento: 22-Jun-2016
Citação: MIOTTI, Paula Duarte Silva. A valorização do resíduo e o aproveitamento do biogás na agroindústria de Cacoal/RO. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016
Resumo: A necessidade do uso de fontes alternativas de energia passa a ter um crescimento exponencial em todo o mundo. O aproveitamento da biomassa residual oriunda das atividades agrícolas e pecuárias se destaca devido a grande quantidade de resíduos descartados diariamente nas propriedades, estes com alto potencial para geração de biogás. Assim, o uso de biodigestores, para o aproveitamento da biomassa, torna-se uma excelente fonte de geração de energia, que a partir do processo de biodigestão anaeróbia da matéria orgânica, produz em sua composição final uma quantidade significativa de gás metano, com alto poder calorífico, passível de ser utilizado como fonte geradora de energia e um conteúdo residual, o biofertilizante, agregando valor e reduzindo os custos nas propriedades. O objetivo geral desse trabalho é verificar os motivos da não utilização dessa tecnologia biodigestora nas agroindústrias de Cacoal/RO, assim como apresentar os benefícios econômicos obtidos pelo seu uso por meio de uma pesquisa de campo. Esta pesquisa é classificada quanto aos objetivos como descritiva, como também exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza básica e o método a ser utilizado será o dedutivo. Para coleta de dados foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico em livros, artigos e outros, seguido da elaboração de um questionário com 11 perguntas aplicado a 60% das agroindústrias do município, como também uma pesquisa de campo com consecutiva entrevista feita aos proprietários de uma agroindústria de queijos. Em relação aos aspectos éticos, os pesquisados foram devidamente consultados e informados sobre o presente trabalho de pesquisa e ainda preservados suas identidades. Sendo assim, esse trabalho revelou a partir dos questionários a ausência de políticas públicas e incentivo pertinente ao assunto, e quanto ao estudo de caso os resultados se mostraram satisfatórios quanto a redução dos custos e incremento da receita na agroindústria.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Me. Juander Antônio de Oliveira Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1390
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia II - Pronta Versão .pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador