Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1396
Título: Gestão estratégica da franchising sob a ótica da sustentabilidade: um estudo exploratório no município de Cacoal/RO
Autor(es): Fernandes, Lucas Dione Piske
Palavras-chave: Gestão estratégica
Franchising
Sustentabilidade
Data do documento: Dez-2016
Citação: FERNANDES, Lucas Dione Piske. Gestão estratégica da franchising sob a ótica da sustentabilidade: um estudo exploratório no município de Cacoal/RO. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A franchising é considerada um sistema de comercialização de produtos e serviços, baseada em uma relação contínua entre empresas jurídicas que não dependem financeiramente uma da outra e são diferentes ente si, por meio da qual o franqueador fornece direito e determina obrigações aos seus franqueados, através de uma contraprestação financeira direta ou indireta. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar quais são as ações estratégicas implementadas pelas empresas do sistema de franchising no município de Cacoal/RO que estão contribuindo para sustentabilidade. Para tanto, foi utilizado estudo exploratório-descritivo com pesquisa bibliográfica e estudo de campo, com abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa foi adotada a entrevista aplicada com os gestores das empresas do sistema de franquias do município de Cacoal/RO. A coleta de dados foi realizada durante o mês de agosto de 2016. Dentre as empresas escolhidas foram: 4 (quatro) do ramo de alimentação, 3 (três) do ramo de caçados e confecções. Os resultados apontaram que as empresas do sistema de franchising do município de Cacoal/RO não estão se posicionando com ações práticas que visem à sustentabilidade, porque ainda possuem uma visão incipiente sobre o assunto e estão simplesmente preocupados com a prestação de serviços, uma vez, que a própria marca fala por si na venda final dos produtos. Conclui-se, portanto, que o trabalho atendeu parcialmente ao objetivo proposto, uma vez, que foi possível identificar que as franquias do município de Cacoal/RO não são consideradas sustentáveis, pois não apresentam ações que preencham os requisitos básicos do tripé da sustentabilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1396
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LUCAS - VF 2016.pdf639,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador