Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1400
Título: A ascensão da mulher na gestão e a transformação no mercado de trabalho no contexto varejista do município de Cacoal/RO
Autor(es): Fernandes, Sabrina Bueno
Palavras-chave: Liderança
Gestão
Mulher
Varejo
Data do documento: Dez-2016
Citação: FERNANDES, Sabrina Bueno. A ascensão da mulher na gestão e a transformação no mercado de trabalho no contexto varejista do município de Cacoal/RO. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As mulheres estão ocupando cada vez mais o seu papel social dentro das organizações como líderes, tornando-se indispensáveis para a tomada de decisão na empresa. O presente estudo teve por objetivo geral analisar as diferenças, desafios e habilidades do trabalho da mulher no âmbito organizacional sob o enfoque da diversidade e das relações de gênero no contexto varejista de Cacoal/RO. Para tanto, foi utilizado o estudo exploratório-descritivo com pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevista in loco apoiada em roteiro semiestruturado. A coleta de dados se deu nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2016 com as gestoras do setor varejista do município em diversos ramos, tais como: supermercadista, material de construção, concessionária e vestuário. Os resultados apontaram que a mulher passou por um avanço social ao longo dos anos e conquistou seu espaço no mercado de trabalho em virtude da competência que o perfil feminino apresenta ao exercer cargos de comando, verificando-se, por meio da pesquisa, o crescimento e a valorização do papel das mulheres como gestoras do setor varejista, não se evidenciando práticas de discriminação que afetam seu desenvolvimento profissional. Conclui-se, portanto, que o trabalho atendeu aos objetivos propostos nesta pesquisa e que a liderança da mulher se tornou fundamental para as empresas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1400
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VF - SABRINA.pdf936,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador