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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/142
Título: | Avaliação de aprendizagem no meio rural: Aplicação na produção primária da Piscicultura na Região de Ariquemes – Rondônia |
Autor(es): | Rosa, Quezia da Silva |
Palavras-chave: | Aprendizagem no meio rural Arranjo Produtivo Local Piscicultura Ariquemes-Rondônia |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | ROSA, Q. da S. Avaliação de aprendizagem no meio rural: aplicação na produção primária da Piscicultura na Região de Ariquemes – Rondônia. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi avaliar a aprendizagem no meio rural com aplicação na produção primária da piscicultura, na Região de Ariquemes – RO. O referencial teórico abordado teve três enfoques principais: aprendizagem nas organizações, teorias da aprendizagem e arranjo produtivo local. Entre as teorias estudadas destaca-se a Estratégia Integrada de Construção da Capacidade de Aprendizagem de DiBella e Nevis, a qual busca investigar as orientações para aprendizagem que mostra o que e onde é aprendido, e os fatores facilitadores da aprendizagem, que apontam as estruturas que facilitam a aprendizagem dentro das organizações. Esta teoria serviu de base para a adaptação de uma proposta para avaliar a aprendizagem no meio rural. O instrumento foi adaptado incluindo, excluindo ou mantendo as variáveis propostas pelos autores e ainda na substituição da forma de medir a aprendizagem utilizando a escala likert, que auxiliou na verificação dos graus de concordância ou discordância com as variáveis apresentadas. A pesquisa ocorreu em dois momentos: no primeiro foram realizadas visitas as áreas rurais dos municípios com o objetivo de mapear o Arranjo Produtivo Local da Piscicultura - APL. E no segundo momento, após a adaptação do modelo proposto por DiBella e Nevis, foi delimitada a amostra que deveria ser tomada para representar a população composta de piscicultores da Região de Ariquemes que trabalhassem com piscicultura comercial. Foram entrevistados 152 produtores, cujos dados foram tabulados e demonstrados utilizando-se a estatística descritiva, através de gráficos. Como resultado deste trabalho, além do mapeamento do APL da piscicultura na região de Ariquemes, com a delimitação geográfica, a demonstração dos atores que compõem o APL, e a interação entre eles, tem-se uma proposta de avaliação de aprendizagem no meio rural, com a identificação das orientações da aprendizagem demonstrando qual o foco do que se aprende e de onde vem esse conhecimento e ainda os principais fatores facilitadores da aprendizagem presentes na região. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/142 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração (Dissertações) |
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