Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1435
Título: Habilidades sociais, qualidade de vida e prevalência em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo no CAPS II - município de Porto Velho-RO
Autor(es): Azevedo, Maria Ivanildes Silva de
Palavras-chave: Habilidades Sociais
Qualidade de Vida e Prevalência em Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Stress
Data do documento: 2015
Citação: AZEVEDO, M. I. S. de. Habilidades sociais, qualidade de vida e prevalência em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo no CAPS II - município de Porto Velho-RO. 2015. 115f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é um transtorno psiquiátrico heterogêneo que pode se apresentar por meio de uma grande variedade de sintomas. Foi considerado pela Organização Mundial da Saúde como a 10ª causa de anos vividos com sofrimento psíquico, gerando incapacidade e por consequência prejuízos na qualidade de vida das pessoas acometidas desse transtorno. Este estudo teve como objetivo investigar as Habilidades Sociais (HS) qualidade de vida e prevalência em pacientes com TOC no CAPS II do município de Porto Velho/RO. Dessa maneira, foram realizados dois estudos: o primeiro teve delineamento documental onde foram analisados 498 prontuários, com a finalidade de verificar a prevalência de pacientes que receberam diagnóstico de TOC quando atendidos pela equipe multidisciplinar. O segundo estudo foi caracterizado pela participação de 03 pacientes (sendo duas mulheres e um homem com idade entre 18 e 28 anos), que foram identificados no primeiro estudo, onde se analisou a utilização das HS e o impacto na qualidade de vida dos sujeitos. Para tanto se utilizou uma ficha de identificação dos participantes e instrumentos formais tais como: (IHS – inventário de HS), Whoqol/abreviada (OMS), o Inventário de Obsessão-compulsão (IOCR) e duas entrevistas semiestruturadas em horários previamente agendados. Os resultados encontrados no primeiro estudo apontam para uma prevalência de 0,6% em relação ao TOC. Os resultados do segundo estudo referiram que o baixo repertório de HS promove intenso sofrimento psíquico, caracterizado pela baixa estima e sentimentos de inadequação, temor de ser descoberto e medo de contaminação chegam a impossibilitar a procura de tratamentos adequados e até mesmo atividades laborais. Todos relataram considerar uma situação geradora de estresse a exposição em ambientes públicos tais como recepções de consultórios, responder perguntas e falar em público. Somente uma participante estava em atividade profissional. Os relatos a respeito dos enfrentamentos (coping) referiramse a situações em que poderiam planejar estratégias antecipatórias com objetivo de atenuar o estresse causado pela exposição como, por exemplo: assegurar-se de que não seriam descobertos ao entrar em lugares públicos e poder escolher um lugar “seguro” para sentar-se. Houve um consenso de que o ambiente doméstico se constitui um “lugar seguro” para todos os participantes, o que pode desencadear de certa maneira uma acomodação familiar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientador: Prof. Dr. Fabio Biasotto Feitosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1435
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria I. S. de Azevedo_Habilidades Sociais.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.