Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456
Título: Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior
Autor(es): Costa, Flavio Leite
Palavras-chave: Educação Profissional
Egressos IFRO
Técnicas Agrícolas
Políticas Educacionais
Data do documento: 2015
Citação: COSTA, Flavio Leite. Formação integrada no Instituto Federal de Ariquemes: egressos, inserção no mercado de trabalho ou opção pelo ensino superior.2015. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar o tema relacionado a inserção dos egressos do IFRO Campus Ariquemes no mundo do trabalho. Tendo como recorte para pesquisa os alunos do curso técnico de agropecuária integrado ao ensino médio, optou-se pelo levantamento histórico do ensino técnico agrícola no Brasil e, mais especificamente, em Ariquemes, para compreensão das contradições que marcaram seu desenvolvimento. Após o levantamento documental e bibliográfico acerca das políticas para o ensino técnico agrícola e com os dados empíricos coletados junto aos egressos do curso, buscou-se no materialismo histórico e dialético o instrumento de análise do objeto de pesquisa. A pesquisa indicou que as propostas para o ensino técnico agrícola vinculamse aos princípios apregoados pela Teoria do Capital Humano. A análise dos dados aponta também para o distanciamento entre objetivos proclamados pelo projeto político pedagógico do curso e os resultados concretos verificados pela pesquisa. Por um lado, verifica-se altas taxas de reprovação ou evasão do curso, o que contradiz a tese da inserção social dos alunos; por outro, a maioria dos que conseguem concluir optam pela carreira acadêmica com objetivo de continuar os estudos e conquistarem espaço no mercado de trabalho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira Gomes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1456
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flavio L. Costa_Formação Integrada.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.