Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1462
Título: Implantação das novas Tecnologias da Informação e Comunicação em escolas públicas estaduais de Humaitá-AM: o papel da gestão educacional sobre essa prática
Autor(es): Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
Palavras-chave: Educação
Gestão Educacional
Novas Tecnologias
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, Ângela Maria Gonçalves de. Implantação das novas Tecnologias da Informação e Comunicação em escolas públicas estaduais de Humaitá-AM: o papel da gestão educacional sobre essa prática. 2014. 159f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2014.
Resumo: A presente dissertação discute a implantação das novas tecnologias da informação e comunicação na escola, fazendo um recorte das transformações tecnológicas que ocasionaram mudanças também na educação, visualizando o papel da gestão escolar nesse processo. Teve como objetivo compreender o papel da gestão educacional na implantação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – nas escolas da Rede Pública Estadual de Humaitá-AM. Partiu-se da seguinte questão norteadora: Qual a percepção dos gestores acerca da implantação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar da Rede Pública Estadual de Humaitá-AM? Para responder tal inquietação, trabalhou-se com os seguintes autores: Gebran, (2009), Kenski (2007) Moran (2000), Paro (2008; 2010), Sancho (1998) e Luck (2010). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora de quatro escolas da Educação Básica da Rede Estadual do Município de Humaitá/AM realizada no ano de 2013, bem como a análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas. Os resultados da pesquisa evidenciam que as TIC são utilizadas em diferentes setores da instituição, tanto na parte administrativa como também na área pedagógica, contribuindo para melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem bem como na organização da escola. Porém, ainda se depara com muitas dificuldades, quer seja pela questão da infraestrutura, dificultando o acesso da população escolar, quer seja pela ausência de conhecimento técnico e pedagógico da equipe gestora e docentes, que ainda veem o uso das TIC restrito apenas ao campo técnico, sem levar em consideração as outras dimensões em que elas podem atuar. Para superar tais dificuldades, é papel da gestão implementar ações no sentido de minimizar tais dificuldades, tanto na formação continuada de sua equipe quanto da implantação de projetos para a utilização das TIC no âmbito escolar.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Maria Lília Imbiriba Sousa Colares.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1462
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ângela M.G. Oliveira_Implantação das novas tecnologias.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.