Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1481
Título: As dificuldades enfrentadas pelos micro e pequenos empresários do município de Cacoal-RO no setor farmacêutico
Autor(es): Costa, Marcia Aparecida Frederichi
Palavras-chave: Microempresas - Pequenas empresas
Empresário
Empreendedorismo
Dificuldades
Estratégias
Data do documento: 7-Dez-2016
Citação: COSTA, Marcia Aparecida Frederichi. As dificuldades enfrentadas pelos micro e pequenos empresários do município de Cacoal-RO no setor farmacêutico. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: As micro e pequenas empresas são essenciais e de suma importância para a economia nacional e local, o setor farmacêutico se encontra em ampla expansão no município fomentando o comércio e proporcionando muitas oportunidades a vários setores que atuam direta ou indiretamente. O objetivo da pesquisa é identificar quais as principais dificuldades que estes empresários do setor farmacêutico enfrentam mediante a grande expansão deste setor no comércio local. A pesquisa foi descritiva de caráter exploratório, abordagem qualitativa e método dedutivo. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisas bibliográficas, estudo de campo e aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa quinze empresários do setor farmacêutico do município de Cacoal/RO, selecionadas intencionalmente por tipicidade. Os resultados mostram o perfil e as características, como também as suas principais dificuldades e estratégias. Pode-se identificar o perfil sendo acima dos trinta anos de idade, sexo masculino e formação superior, destacando-se como enquadramento das empresas em ME as estratégias mais utilizadas: equipe bem treinada, bom atendimento, preços e marketing; as principais dificuldades mencionadas foram: concorrência e burocracia. Sugere-se aos empresários que formem cooperativas pois através desse diálogo possam adquirir medicamentos com preço menos oneroso e possam ter uma margem de lucro maior. Para trabalhos futuros recomenda-se que seja feito um estudo com empresários a nível de Estado, para uma comparação com os demais municípios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1481
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA APARECIDA FREDERICHI COSTA.pdf520 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador