Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1484
Título: Educação ambiental na formação docente: a concepção do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Caetano, Renato Fernandes
Santos, Maria do Carmo dos
Palavras-chave: Complexidade Ambiental
Pedagogia Ambiental
Formação de Educadores Ambientais
Data do documento: 2013
Citação: CAETANO, Renato Fernandes.Educação Ambiental na formação docente: a concepção do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. 2013.142f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação-PPGE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2013.
Resumo: A formação de educadores ambientais traz em seu bojo uma dubiedade: de um lado os projetos chamados sustentáveis, mas que ajudam a manter o sistema de exploração da natureza e o justifica; de outro, o desafio de uma formação verdadeiramente complexa, crítica e emancipadora. Essa dubiedade na compreensão da formação de educadores ambientais e qual é o compromisso da Universidade frente a essa formação constitui a problemática desta pesquisa. Tem-se por objetivo investigar os fundamentos da Educação Ambiental e a concepção de Educação Ambiental do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho/RO, entre os anos de 2008 a 2012. Nesta dissertação busca-se os tensionamentos a partir das seguintes premissas: apresentar alguns conceitos e princípios para aprender a aprender a complexidade ambiental e alguns dos fundamentos da pedagogia ambiental e da Teoria da Complexidade; apontando os princípios que emanam da pedagogia ambiental para a formação de educadores ambientais objetiva-se fazer uma reconceituação do espaço universitário ao investigar os fundamentos e a concepção de Educação Ambiental no Curso de Pedagogia da UNIR. Assim, a pesquisa se estrutura em torno das discussões atuais dessas problemáticas, sendo fundamentada na Teoria da Complexidade e com uma opção de abordagem qualitativa com múltiplos olhares sobre o lócus em estudo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1484
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato F. Caetano_Educação ambiental na formação docente.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.