Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1492
Título: A avaliação no ensino técnico integrado: perspectivas para uma prática avaliativa mediadora no IFRO- Campus Vilhena
Autor(es): Prates, Claudia Aparecida
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino técnico
Prática Pedagógica
Data do documento: 2015
Citação: PRATES, Claudia Aparecida. A avaliação no ensino técnico integrado: perspectivas para uma prática avaliativa mediadora no IFRO - Campus Vilhena. 2015.134 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: O presente estudo buscou caracterizar a prática avaliativa dos docentes que atuam no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação – IFRO, Câmpus Vilhena, a fim de analisar as concepções que dela suscitam e sua manifestação no ensino, por meio da formação de um grupo cooperativo, com o objetivo de construir coletivamente uma proposta de avaliação, que subsidie as práticas pedagógicas. Para realização dessa pesquisa foram analisadas as práticas avaliativas desenvolvidas por docentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO- Câmpus Vilhena e a partir do estudo de teóricos da área de avaliação de aprendizagem o grupo construiu uma proposta de avaliação contemplando a perspectiva de uma avaliação mediadora. A pesquisa teve um enfoque qualitativo/descritivo, e, como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, observação indireta, diário das reuniões, materiais produzidos pelos docentes durante os encontros: textos, memoriais e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos pelos diferentes instrumentais foi realizada a partir da literatura estudada. Essa pesquisa possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de mudanças diretamente relacionadas à organização curricular, e, consequentemente, na necessidade dos docentes repensarem suas práticas pedagógicas, resultando, dessa forma, na construção coletiva de uma proposta de avaliação mediadora.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1492
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia A. Prates_A avaliação no ensino técnico integrado.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.