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dc.contributor.authorPrates, Claudia Aparecida-
dc.date.accessioned2017-03-14T20:36:30Z-
dc.date.available2017-03-14T20:36:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPRATES, Claudia Aparecida. A avaliação no ensino técnico integrado: perspectivas para uma prática avaliativa mediadora no IFRO - Campus Vilhena. 2015.134 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1492-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Müller.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou caracterizar a prática avaliativa dos docentes que atuam no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação – IFRO, Câmpus Vilhena, a fim de analisar as concepções que dela suscitam e sua manifestação no ensino, por meio da formação de um grupo cooperativo, com o objetivo de construir coletivamente uma proposta de avaliação, que subsidie as práticas pedagógicas. Para realização dessa pesquisa foram analisadas as práticas avaliativas desenvolvidas por docentes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRO- Câmpus Vilhena e a partir do estudo de teóricos da área de avaliação de aprendizagem o grupo construiu uma proposta de avaliação contemplando a perspectiva de uma avaliação mediadora. A pesquisa teve um enfoque qualitativo/descritivo, e, como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, observação indireta, diário das reuniões, materiais produzidos pelos docentes durante os encontros: textos, memoriais e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados obtidos pelos diferentes instrumentais foi realizada a partir da literatura estudada. Essa pesquisa possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de mudanças diretamente relacionadas à organização curricular, e, consequentemente, na necessidade dos docentes repensarem suas práticas pedagógicas, resultando, dessa forma, na construção coletiva de uma proposta de avaliação mediadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T20:35:13Z No. of bitstreams: 1 Claudia A. Prates_A avaliação no ensino técnico integrado.pdf: 1733855 bytes, checksum: a6f403fd5f95af079ac3fac32308ffab (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T20:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia A. Prates_A avaliação no ensino técnico integrado.pdf: 1733855 bytes, checksum: a6f403fd5f95af079ac3fac32308ffab (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleA avaliação no ensino técnico integrado: perspectivas para uma prática avaliativa mediadora no IFRO- Campus Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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