Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francisco Euder dos-
dc.date.accessioned2017-03-14T21:20:43Z-
dc.date.available2017-03-14T21:20:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS,Francisco Euder dos. Processo metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectus. 2015. 232 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1495-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida na disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná. A proposta de uma intervenção pedagógica ocorreu após a inquietação da professora com as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano durante as aulas da disciplina de Lógica de Programação. A investigação foi desenvolvida utilizando o método indutivo e do ponto de vista de sua natureza, foi realizada uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos e à professora, composto de questões abertas, fechadas, de múltipla escolha e do tipo “sim” ou “não”; além de análises de trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa-ação permitiu identificar e analisar como a disciplina vinha sendo desenvolvida, as principais dificuldades dos alunos no processo ensino-aprendizagem e os avanços na aprendizagem após a intervenção, que foi fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vygotsky, considerando os seguintes pontos: elementos mediadores, Zona de Desenvolvimento Proximal e ambiente social. A intervenção corrobora com a hipótese de que o processo metodológico envolvendo uma oficina com um campeonato de lógica de programação utilizando jogo didático (Lectus) na representação de algoritmos constitui-se um importante auxílio para a disciplina por seu caráter motivacional e desafiador, ao mesmo tempo que proporciona a interação entre os participantes, fazendo com que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico de forma satisfatória.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T20:57:09Z No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:15:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-03-14T21:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-14T21:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf: 5202990 bytes, checksum: f1f931c7517869fa6217098f2ed7e0cf (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectLógica de Programaçãopt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.titleProcesso metodológico no ensino-aprendizagem de algoritmos utilizando o jogo didático Lectuspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco E. dos Santos_Processo Metodológico.pdf5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.