Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1504
Título: Avaliação do rendimento acadêmico em inteligência artificial de estudantes de extensão no IFRO
Autor(es): Silva, Sabrina Maria Rodrigues Feliciano da
Mascarenhas, Suely A. N.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Pesquisa-ação
Rendimento acadêmico de estudantes de extensão
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Sabrina Maria Rodrigues Feliciano da. Avaliação do rendimento acadêmico em inteligência artificial de estudantes de extensão no IFRO. 2015.112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar-MEPE, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2015.
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o rendimento acadêmico alcançado em um curso de Fundamentos em Inteligência Artificial utilizando comparação com desenvolvimento humano, aplicado para estudantes do IFRO – Campus Porto Velho Calama com faixa etária de 14 a 17 anos. A Inteligência Artificial é foco de estudo de diversas pesquisas e também é usada no desenvolvimento de diversas soluções que, inclusive, estão sendo pesquisadas no GPMecatrônica (grupo de pesquisa em robótica do IFRO), portanto, iniciar estudantes no estudo de Inteligência Artificial aumentam as possibilidades em criar soluções nessa área. Para fazer o levantamento dos dados foram utilizados questionários aplicados antes da aplicação do curso e posterior a ele sobre Inteligência Artificial, assim como os resultados das atividades executadas pelos estudantes durante as aulas. Também foi aplicado aos estudantes o questionário de avaliação do material didático utilizado. O material didático utilizado considerou a idade dos estudantes e utilizou comparações de experiências possivelmente conhecidas pelos estudantes, assim como filmes que chamam a atenção do público adolescente. Foi possível através da pesquisa-ação perceber que a comparação utilizada auxiliou o rendimento acadêmico dos estudantes participantes da pesquisa, no entanto algumas modificações precisam ser feitas no material para atender às expectativas dos estudantes e também do resultado que se espera alcançar dos estudantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Profissional em Educação Escolar - MEPE, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientadora: Profª. Drª. Suely A. N. Mascarenhas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1504
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sabrina M. R. F. da Silva_Avaliação do rendimento.pdf7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.