Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/154
Título: Estudo comparativo da competitividade na cadeia produtiva de leite do Município de Jaru – RO com a de Patos de Minas - MG
Autor(es): Oliveira, Nilda Souza
Palavras-chave: Leite
Cadeia Produtiva
Competitividade
Jaru-RO
Patos de Minas-MG.
Data do documento: 2011
Citação: OLIVEIRA, N. S. Estudo comparativo da competitividade na cadeia produtiva de leite do município de Jaru – RO com a de Patos de Minas – MG. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar o nível de competitividade da produção primária da cadeia produtiva de leite do município de Jaru-RO, comparada à de Patos de Minas-MG. Esse estudo baseou-se na proposta de competitividade apresentada por Ferraz et al., para os quais a competitividade deve ser analisada partindo-se da dinâmica do mercado em que ocorre a concorrência, pois não apenas os fatores internos às organizações são imprescindíveis para análise da competitividade, mas ainda os fatores estruturais e os sistêmicos. Seguindo essa abordagem, buscou-se analisar a competitividade da produção primária de leite nos dois municípios estudados segundo os fatores determinantes de competitividade empresariais, estruturais, sistêmicos. Quanto ao método, a pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, cujo procedimento foi o estudo de campo. Para coleta de dados primários, foi utilizado como instrumento o formulário de entrevistas estruturado, aplicados a uma amostra de produtores de leite do município de Jaru-RO e de Patos de Minas-MG. A análise da pesquisa seguiu os três conjuntos de fatores determinantes de competitividade, comparando os dados coletados no município de Jaru com os dados de Patos de Minas e para avaliação quanto ao nível de competitividade, os fatores avaliados foram mensurados utilizando-se o método da média ponderada. Com base na análise de 32 fatores de competitividade, o resultado da pesquisa demonstrou que o município de Jaru possui um nível de competitividade regular, enquanto o município de Patos de Minas apresenta um nível de competitividade considerado alto. Constatou-se ainda na pesquisa que em Jaru essa atividade é pouco tecnificada, pois apresenta um rebanho de baixo potencial genético na produção de leite, deficiência na alimentação suplementar do rebanho, baixa capacitação dos produtores, o que resulta, de modo geral, em baixo desempenho. A análise dos fatores externos ao empreendimento, relevantes para o sucesso competitivo desse segmento, tais como as formas de organização dos produtores, programas de incentivo, assistência técnica, exigências do mercado e parceria com outros agentes da cadeia produtiva, também possuem baixa avaliação no nível de competitividade. Assim, na perspectiva de aprimoramento desse sistema, a cadeia produtiva de leite em Jaru necessita desenvolver vários fatores que inferem nas vantagens competitivas desse segmento, em vista da obtenção de um melhor desempenho na produção e o atendimento às exigências cada vez maiores do mercado consumidor.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo de Souza Filho
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/154
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Nilda Souza.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.