Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1563
Título: Uso e Ocupação do Solo no PCA Formiguinha, Pimenta Bueno, Rondônia: análise e proposta de arranjos produtivos
Autor(es): Cerqueira, Claudia Cleomar Araújo Ximenes
Palavras-chave: Sistemas Agroflorestais
Assentamento
Território
Data do documento: 2016
Citação: CERQUEIRA, Claudia Cleomar Araújo Ximenes. Uso e Ocupação do Solo no PCA Formiguinha, Pimenta Bueno, Rondônia: análise e proposta de arranjos produtivos. 124 fl. Dissertação (Mestrado em Geografia), Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, Brasil. [s.n.], 2016.
Resumo: O desenvolvimento econômico e social ruralista depende de uma gama de eventos naturais e de ações humanas, as quais causam impactos ambientais com necessidade de estudos de suas causas e efeitos. Neste aspecto os sistemas agroflorestais surgem como importantes ferramentas para a renda familiar, além de ser uma forma sustentável e com benefícios ecológicos. O objetivo deste estudo é identificar a viabilidade de implantação de sistemas agroflorestais no Projeto Casulo de Assentamento Formiguinha, localizado no município de Pimenta Bueno, Rondônia, o qual tem a possibilidade de transformação em arranjos produtivos locais. O método da pesquisa é a dialética, a qualitativa e quantitativa, também, foi realizado estudo de caso. As categorias de análise geográfica são: espaço, local e território. Como técnica de coleta dos dados, utilizou-se o protocolo de entrevista e observação, de forma participativa. A pesquisa proporcionou sugestão de desenvolvimento econômico local, propondo planejamentos futuros rentáveis. A amostragem foi de cento e seis famílias das cento e quarenta e quatro, que residem no assentamento, independente de serem ou não os proprietários. Diante aos resultados, diagnosticou-se que a maioria dos lotes é desprovida de cobertura vegetal nativa, devido ao desmatamento legal no início da liberação dos lotes para os assentados. Observou-se que há espaço suficiente para implantação de sistemas agroflorestais, permitindo outras formas associadas de agronegócio, além da diminuição dos impactos ambientais e no incentivo do crescimento econômico local.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Núcleo de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia – PPGG, da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do Título de Mestre em Geografia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1563
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Claudia.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.