Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saraiva, Elihebert | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T18:59:31Z | - |
dc.date.available | 2017-06-22T18:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Elihebert. Ensino de função através de experimentos: um estudo de caso na escola Apolônia Rossi Javarini no município de Presidente Médici - RO. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1602 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática, sob a orientação do Professor Dr. Marinaldo Felipe da Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar as concepções sobre o ensino de funções através de uma metodologia diferenciada com a utilização de experimentos e relatar a realização de uma sequência didática com os alunos dos últimos anos do ensino fundamental sobre funções afins e quadráticas através de oficinas e aulas práticas. A metodologia usada é a engenharia didática, uma metodologia abordada na didática da matemática, podendo ser definida como uma configuração específica de organizar os procedimentos metodológicos de pesquisas desenvolvidas nos ambientes de ensino, ou mesmo como uma referência para elaboração de uma sequência didática, desenvolvida pelo professor para o ensino de conteúdos de matemática. Durante a pesquisa, o trabalho se propôs demonstrar que a metodologia do uso de experimentos é uma forma viável de ensino de funções, pois é atrativa aos alunos, além disso, promove um aprendizado maximizado dos conceitos, e, ainda cumpre o dever de despertar no estudante o gosto pelo método científico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T18:24:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertação -Ficha catalográfica.pdf: 2545393 bytes, checksum: d130f8fe78adbe97fafdacdcbf8f5fc3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T18:55:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação -Ficha catalográfica.pdf: 2545393 bytes, checksum: d130f8fe78adbe97fafdacdcbf8f5fc3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T18:58:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação -Ficha catalográfica.pdf: 2545393 bytes, checksum: d130f8fe78adbe97fafdacdcbf8f5fc3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T18:59:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação -Ficha catalográfica.pdf: 2545393 bytes, checksum: d130f8fe78adbe97fafdacdcbf8f5fc3 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Ensino de funções | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.title | Ensino de função através de experimentos: um estudo de caso na escola Apolônia Rossi Javarini no município de Presidente Médici - RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação -Ficha catalográfica.pdf | Elihebert Saraiva | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.