Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1608
Título: A resolução de questões das olimpíadas de matemática com teoremas da aritmética
Autor(es): Pereira, Maily Marques
Palavras-chave: Aritmética
OBMEP
Teoria dos números
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, Maily Marques. A resolução de questões das olimpíadas de matemática com teoremas da aritmética. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal fornecer um material de apoio, na área de aritmética, aos professores que trabalham projetos destinados a preparação de alunos do Ensino Médio que pretendem participar de Olímpiadas de Matemática. Para isso foram solucionadas questões do material de apoio da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, utilizando as definições, propriedades e teoremas da Teoria dos Números. Um dos motivos da escolha do tema desse trabalho é o quanto as olimpíadas de conhecimento despertam o interesse dos alunos, contudo faltam projetos de preparação e material de apoio para essas competições. Os alunos que participam de projetos de preparação para olimpíadas de matemática melhoram suas notas e muitos deles são descobertos como novos talentos. Iniciamos com um histórico da OBMEP, passamos para uma breve história da matemática, focando a aritmética e seus principais personagens. Em seguida, apresentamos os conteúdos de Teoria dos Números: números naturais, números inteiros, divisibilidade, algoritmo de Euclides, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, números primos, congruências e equações diofantinas, traz suas definições, propriedades e teoremas, juntamente com questões da OBMEP solucionadas e comentadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional, sob orientação do Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodriguez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1608
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Maily Marques Pereira final1.pdfMaily Marques Pereira1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.