Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorilaço, Marcelo Moysés-
dc.date.accessioned2017-06-22T20:27:40Z-
dc.date.available2017-06-22T20:27:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCORILAÇO, Marcelo Moysés. Sobrevivente: Uma proposta de um protótipo de jogo eletrônico como contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática. 2016. 52 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1609-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientadora: Profa. Ms. Marizete Nink de Carvalhopt_BR
dc.description.abstractDiante da falta de motivação dos alunos em buscar conhecimentos de assuntos escolares, o professor precisa encontrar e desenvolver recursos que resgatem a vontade de aprender e que de fato possam contribuir para a aprendizagem. Dessa forma, os jogos eletrônicos voltados para a educação podem ser um dos caminhos para contornar este problema. Sendo assim, este trabalho construiu um protótipo de um jogo eletrônico educativo, direcionado para o ensino de matemática nas séries do Ensino Médio, utilizando o software RPG Maker MV, que serve de suporte para o desenvolvimento de jogos eletrônicos do gênero de role-playing game (RPG). Desse modo, no início do trabalho é feito uma ambientação para que o leitor compreenda um pouco dos elementos que envolvem um jogo eletrônico, incluindo o enfoque social e econômico. Em seguida, três jogos eletrônicos comerciais de grande sucesso são analisados para que seja possível traçar uma comparação com os jogos eletrônicos educativos. Por fim, uma parte do jogo eletrônico educativo, intitulado de “Sobrevivente”, é apresentada através de descrições e de imagens, priorizando as situações em que os assuntos matemáticos de trigonometria e de proporção entre os lados de dois triângulos semelhantes são abordados. Além disso, muitas dificuldades na elaboração do jogo são mostradas e por se tratar de um protótipo, não foi feita nenhuma avaliação do jogo eletrônico educativo desenvolvido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T19:58:24Z No. of bitstreams: 1 SOBREVIVENTE - UMA PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO DE JOGO ELETRÔNI.pdf: 974618 bytes, checksum: ea43ed94cc139d0a4ea44d913201c30b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T20:25:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOBREVIVENTE - UMA PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO DE JOGO ELETRÔNI.pdf: 974618 bytes, checksum: ea43ed94cc139d0a4ea44d913201c30b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-22T20:26:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOBREVIVENTE - UMA PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO DE JOGO ELETRÔNI.pdf: 974618 bytes, checksum: ea43ed94cc139d0a4ea44d913201c30b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T20:27:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOBREVIVENTE - UMA PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO DE JOGO ELETRÔNI.pdf: 974618 bytes, checksum: ea43ed94cc139d0a4ea44d913201c30b (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectJogos Eletrônicos Educativospt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleSobrevivente: uma proposta de um protótipo de jogo eletrônico como contribuição para o ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOBREVIVENTE - UMA PROPOSTA DE UM PROTÓTIPO DE JOGO ELETRÔNI.pdfMarcelo Moysés Corilaço 951,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.