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dc.contributor.authorMilani, Samanta Margarida-
dc.contributor.authorCarvalho, Marizete Nink de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-06-23T19:17:43Z-
dc.date.available2017-06-23T19:17:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMILANI, Samanta Margaret. Fractais, pipas tetraédricas e origami: uma proposta metodológica para o ensino da geometria.2016. 124 f. Dissertação ( mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT, Universidade Federal de Rondonia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1613-
dc.descriptionMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa desenvolvido nesta dissertação de Mestrado buscou apresentar conteúdos geométricos de uma forma diversificada, que possibilitasse o entendimento de determinados assuntos, se apresentados de maneira concreta e lúdica, dando aos alunos a oportunidade de construir e de manipular o objeto de estudo. Para realização desta pesquisa foi elaborada uma metodologia que fosse capaz de resgatar o desejo em aprender a disciplina de geometria por uma forma desafiadora, criando atividades estratégicas para ensinar conceitos e propriedades matemáticas por meio da dobradura de um origami, da construção de uma pipa tetraédrica e da confecção de um fractal. Os alunos do 3° ano do Ensino Médio do curso de Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ariquemes, foram desafiados a ministrarem oficinas para algumas turmas do Instituto, e nelas criar, desenvolver e aprender atividades que instigassem os participantes. Este estudo revelou as vantagens em trabalhar com adolescentes, dando a eles a liberdade de serem os autores de sua aprendizagem e de incentivar sua criatividade, para então repassar o que aprendeu com a linguagem utilizada na sua faixa etária. Os resultados foram positivos e satisfatórios, tanto para os alunos que ministraram as oficinas como para os que puderam participar das mesmas. Dentro do que foi proposto, desenvolveram um trabalho cooperativo e colaborativo visando ensinar matemática por meio de uma prática pedagógica diferenciada.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-23T19:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de mestrado - Samanta M. M. pronta.pdf: 3660619 bytes, checksum: 0ff054e1b410d9d2904f343c63629221 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectPipas Tetraédricaspt_BR
dc.subjectFractais,pt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino.pt_BR
dc.titleFranctais, pipas tetraédricas e origami: uma proposta metodológica para o ensino da geometriapt_BR
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