Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1685
Título: Programas do governo e suas influências na qualidade de vida dos produtores rurais no município de Ouro Preto do Oeste - RO
Autor(es): Ramalho, Simone de Souza
Palavras-chave: Agricultura familiar
Desenvolvimento sustentável
Políticas públicas
Qualidade - Vida
Data do documento: 15-Dez-2009
Citação: RAMALHO, Simone de Souza. Programas do governo e suas influências na qualidade de vida dos produtores rurais no município de Ouro Preto do Oeste - RO. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: A agricultura familiar tem tido papel fundamental no agronegócio brasileiro. Vários aspectos influenciam a vivência da agricultura familiar, como falta de crédito ao produtor rural, ou uma política de preços que favoreçam o pequeno agricultor. No âmbito estadual, tem-se discutido temas pertinentes à assistência técnica e extensão rural, visando a implementação de políticas públicas, tornando necessária a atuação de agentes federais e estaduais para a implantação de projetos d e fomento e apoio aos produtores. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os projetos que o governo realiza voltados para a agricultura familia r, e como objetivos específicos, observar a aplicação desses projetos, estudar os efeitos que eles causam na qualidade de vida dos produtores e observar o comportamento dos produtores frente a esses projetos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Campo e o Método Qualitativo, com a aplicação de questionários e a realização de entrevistas para a coleta de dados. O governo federal através da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário atua consolidando o conjunto da agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local sustentável, atuando em parceria com os estados e municípios, através de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. No âmbito estadual, os agentes responsáveis pela implantação desses projetos são a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, entre outros, com programas como o Pró -Leite.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Juliano Avelar Moura
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1685
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO SIMONE - FINALIZADO - ATÉ QUE ENFIM!!!!.pdf446,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador