Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/171
Título: O impacto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) sobre os escritórios de contabilidade do município de Cacoal - RO
Autor(es): Sanomia, Priscila Costa
Palavras-chave: Contabilidade
SPED fiscal
Escritório contábil
Data do documento: 8-Abr-2011
Citação: SANOMIA, Priscila Costa. O impacto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) sobre os escritórios de contabilidade do município de Cacoal - RO. 2011. 24 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O presente estudo analisou o impacto do advento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nos escritórios de contabilidade e como isso contribuiu para as mudanças no seu ambiente organizacional. Os objetivos do estudo foram: compreender a sistemática do SPED a partir do Decreto 6.022, de 22 de janeiro de 2007, verificar as rotinas operacionais que foram afetadas com o advento do SPED nos escritórios de contabilidade e descrever quais as principais mudanças e seus impactos, frente à obrigatoriedade que o SPED trouxe aos escritórios de contabilidade. Este estudo justificou-se por ser um processo novo originando várias alterações nas gestões tanto nas empresas-clientes, quanto nos escritórios de contabilidades que as atendem. A metodologia teve uma abordagem de natureza qualitativa se enquadrando como pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Foi aplicado questionários aos escritórios de contabilidade do município de Cacoal-RO e coletados dados que, analisados e interpretados, demonstraram quais impactos ocorrem nos escritórios com a implantação do SPED. Conclui-se que para os empresários contábeis o SPED tem trazido bons resultados proporcionando maior agilidade nas atividades desenvolvidas nos escritórios, assim como abrindo oportunidades para trabalhos mais gerenciais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, elaborado sob a orientação do Professor Me. Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/171
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O IMPACTO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) .pdf310,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador