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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bonatto, Simone Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T19:07:30Z | - |
dc.date.available | 2017-07-26T19:07:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BONATTO, Simone Cristina. As condições político-históricas de constituição do discurso sobre o ensino de literatura: A materialização de um saber linguístico e o processo de institucionalização de sentidos da língua/literatura. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1730 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Élcio Aloisio Fragoso. Linha de pesquisa: Estudos de diversidade cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva analisar os discursos sobre o ensino da literatura presentes/ausentes em documentos oficiais (LDB, PCNEM, OCEM e Referencial Curricular de Rondônia) que se constituem como parte das políticas públicas educacionais no Brasil, neste caso, mais especificamente, as dirigidas ao público do ensino médio. O referencial teórico em que está inscrita a presente pesquisa é o da Análise de Discurso Materialista, filiada à linha francesa, de Michel Pêcheux e Eni Puccinelli Orlandi, esta, considerada a principal expoente desta perspectiva no nosso país, além da filiação à História das Ideias Linguísticas no Brasil. A partir dessa teoria discursiva, compreenderemos, discursivamente, como esses documentos oficiais concebem a literatura no processo de ensino, quais as formações discursivas que fundamentam seus dizeres, o efeito de sentido de ensino produzido por meio dos gestos interpretativos e a forma como estas relações discursivas refletem na constituição do sujeito aluno. Nessa direção, tomaremos a análise por meio dos conceitos teóricos da AD, desconstruindo as evidências dos recortes, para então refletir sobre a relação entre língua/ensino/Estado. Um processo que envolve sujeitos que se constituem por meio da relação com a língua e a ideologia, em que ocupam uma posição determinada nas instituições escolares. É nesse espaço significativo, intitulado Escola, que vemos o funcionamento ideológico político que regula o que pode e o que não pode ser dito. E para compreender as condições de produção desses documentos oficiais empreendemos uma análise com base no estudo de três instâncias: a constituição, a formulação e a circulação dessas políticas, levando em consideração a relação entre sujeito, língua e história. Políticas linguísticas que configuram Língua Portuguesa e Literatura num jogo de tensão, em que colocam em funcionamento diferentes formações discursivas, configurando o saber literário dentro de um processo de diluição. Entender o modo como esses documentos significam a literatura, perpassa pelo processo de institucionalização do saber linguístico no país e a construção dos instrumentos que dão visibilidade à língua nacional. Assim, partindo dos recortes discursivos selecionados, busca-se discutir sobre a “fabricação” de tais políticas linguísticas, que interpelam os sujeitos professores em suas práticas de ensino, além de analisar a relação destes discursos no processo de formação dos sujeitos brasileiros, levando-se em conta a ideologia materializada na linguagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-26T18:24:18Z No. of bitstreams: 1 Simone dissertaçao.pdf: 1471794 bytes, checksum: c25c6702faa31c76ab1fd0d13c632ccb (MD5) | en |
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dc.subject | Análise de Discurso | pt_BR |
dc.subject | História das Ideias Linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Saber Literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Políticas linguísticas | pt_BR |
dc.title | As condições político-históricas de constituição do discurso sobre o ensino de literatura: A materialização de um saber linguístico e o processo de institucionalização de sentidos da língua/literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Simone dissertaçao.pdf | Simone Cristina Bonatto | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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