Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1731
Título: Os desafios do ensino de Inglês para fins específicos a distância: um estudo de caso
Autor(es): Lima, Marcelo Leal
Palavras-chave: Atuação de professores na EaD
Educação a Distância
Ensino de Inglês para Fins Específicos
Letramento Digital
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Marcelo Leal. titulo. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de língua inglesa instrumental no contexto a distância, em cursos técnicos, numa escola pública. O estudo é relevante porque na era da informação a que estamos situados é crucial o uso e a aplicabilidade das novas tecnologias no ensino de línguas, de modo a democratizar o ensino e potencializar a aprendizagem desse idioma. Assim, os objetivos da presente pesquisa foram o de otimizar o ensino da língua inglesa a distância e investigar as percepções das professoras de inglês instrumental sobre o ensino-aprendizagem dessa língua nessa modalidade. A pesquisa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário sobre a atuação docente no ensino a distância, além da observação e análise das aulas na EaD. Entre os autores que embasaram o estudo estão, Soares (1999; 2002; 2006), Street (1995), Buzato (2007; 2008) Marcuschi (2001), Xavier (2002) e Medeiros (2014) para a fundamentação sobre o letramento digital; quanto à abordagem instrumental da língua inglesa, a pesquisa foi baseada em Paltridge (2013), Basturkmen (2008; 2010), Hutchinson e Waters (1987), Ramos (2008) e Celani (2009). Os resultados evidenciaram que as percepções das professoras, com a experiência de ensinar a língua inglesa para fins específicos, fizeram com que elas repensassem as próprias práxis no contexto a distância, a partir do letramento digital. Diante desse cenário, ficou evidente a necessidade de implementar na instituição onde a pesquisa foi desenvolvida cursos de formação continuada para os professores e professoras, com foco nos recursos do ensino a distância. Além disso, seria interessante o desenvolvimento de um estudo que focalize a interação entre tutores presenciais e a distância com os estudantes nesse contexto, com vistas à aprendizagem significativa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientadora: Dra. Odete Burgeile Linha de Pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1731
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Versão Final - Marcelo Leal.pdfMarcelo Leal Lima2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.