Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Gloria de Lourdes Silva de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T20:47:06Z | - |
dc.date.available | 2017-07-26T20:47:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Glória de Lourdes Silva de Oliveira. Interface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/RO. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens. Orientadora: Professora Doutora Maria do Socorro Dias Loura Jorrin. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo do tipo etnográfico sobre a interface entre a Linguística e a alfabetização infantil em quatro escolas públicas de Porto Velho, RO. O estudo é relevante porque, considerando os índices do ainda presente analfabetismo na história do Brasil e do baixo alfabetismo funcional, coloca em questionamento como a Linguística tem sido contemplada na alfabetização e letramento escolar das crianças, em especial, se os usos sociais da língua são abordados, a fim de potencializar suas habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Dessa forma, o trabalho encontra-se organizado para responder ao seguinte problema de pesquisa: Considerando os usos sociais da língua, que contribuições da Linguística são contempladas no processo de ensino e aprendizagem das crianças? Assim, foi estabelecido como objetivo descrever e analisar como os professores do município de Porto Velho (que foram sujeitos da pesquisa) têm abordado a Linguística na alfabetização/letramento escolar Os resultados evidenciaram a marginalização da variação linguística e das práticas de oralidade nas situações didáticas, além da constatação de que o letramento autônomo é priorizado, mas a funcionalidade da língua é minimamente percebida, apesar de as escolas que compuseram a pesquisa estarem inseridas institucionalmente no alfabetizar letrando. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-26T20:07:54Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-26T20:46:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-26T20:47:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf: 3927946 bytes, checksum: 3a2f3dc6c3c2375e8b07f429af91ce4c (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Interface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/RO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdf | Glória de Lourdes Silva de Oliveira Melo | 3,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.