Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1768
Título: Controle interno: um estudo em uma empresa do setor de fracionamento e distribuição de vinho do interior do Estado de Rondônia
Autor(es): Silva, Kátia Moreira
Palavras-chave: Controle interno
Normas contábeis
Segurança
Tomada de decisão
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: SILVA, Kátia Moreira. Controle interno: um estudo em uma empresa do setor de fracionamento e distribuição de vinho do interior do Estado de Rondônia. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Este trabalho trata sobre controle interno teve como objetivo geral compreender como é realizado controle interno na gestão organizacional da empresa de fracionamento e distribuição de vinhos visando o cumprimento das normas de contabilidade, e sua segurança para fins decisórios. A pesquisa teve natureza exploratória e descritiva e abordagem qualitativa, sendo objeto de análise, a percepção dos seus gestores. Foram aplicadas pesquisa documental, bibliográfica e de campo e, para análise de dados, utilizou-se o método dedutivo. Os dados foram coletados em Maio de 2017, e analisados à luz do referencial teórico acerca dos temas controle interno, normas pertinentes e segurança, sendo pano de fundo a contabilidade gerencial pelo entendimento de que possibilite ao gestor maior probabilidade de sucesso na implantação do seu sistema de controle e ter uma segurança razoável quanto ao uso do mesmo para a tomada de decisão. Os resultados apontaram que a empresa não possui um sistema de controle interno formal, mas possui os devidos registros das transações, os quais atendem às necessidades dos gestores para a tomada de decisão e, igualmente atendem às normas contábeis. Pode-se constatar ainda, que o controle utilizado não pode ser considerado como sendo um sistema de controle interno pois o mesmo não atende as devidas exigências das normas de controle interno, visto que o controle interno é um processo em que deve prevenir os resultados reunir informações do verdadeiro desempenho da empresa comparar esse desempenho com o que foi previsto, e se houver alguma deficiência corrigi-la.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1768
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kátia Moreira Silva.pdf405,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador