Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/177
Título: Gestão da qualidade total: a utilização do setor 'TQF' namelhoria das condições de trabalho no ramo frigorífico no município de Vilhena
Autor(es): Contarato, Fabiano Fiorezi
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Satisfação
Controle
Data do documento: 22-Jun-2011
Citação: CONTARATO, Fabiano Fiorezi. Gestão da qualidade total: a utilização do setor 'TQF' namelhoria das condições de trabalho no ramo frigorífico no município de Vilhena. 2011. 28 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2012.
Resumo: A qualidade dos produtos tornou-se fator decisivo para que as empresas sobrevivam no mercado. Fatores como a grande concorrência e a exigência cada vez maior dos consumidores obrigam as empresas a investirem em qualidade, pois correm o risco de não sobreviver no mercado competitivo. Para que produzam produtos de qualidade é preciso que a organização também invista naqueles que são os responsáveis pelo sucesso de uma empresa, os funcionários. É preciso que haja um investimento no fator humano das organizações, condições dignas de trabalho, remuneração justa, entre outras que motivem os trabalhadores a doarem o melhor de si e a trabalharem como se estivessem em sua própria empresa. O presente artigo tem a finalidade de explorar a questão da qualidade nas condições de trabalho por meio de uma pesquisa de campo junto aos funcionários de uma grande empresa no ramo frigorífico. O trabalho se formou por pesquisas bibliográficas a respeito do tema, contexto histórico, funcionamento, responsabilidades, ferramentas de apoio e por fim, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para 10% da quantidade de funcionários existentes na referida empresa, com o objetivo da percepção do controle da qualidade, aplicação de ferramentas de apoio, programas participativos por meio do setor TQF, onde foi constatado que a maior parte dos funcionários estão satisfeitos com as condições de trabalho oferecidas pela empresa, porém 100% dos entrevistados dizem que a remuneração paga aos mesmos é injusta, o que desmotiva a sua participação nas ferramentas de qualidade e nos programas participativos implantados na organização.
Descrição: Artigo apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/177
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contarato, Fabiano.pdf361,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador